Amor
Afinal os homens dizem «amo-te» mais cedo que as mulheres

Internacional

As mulheres demoram, em média, mais tempo do que os homens para dizer «amo-te».

Sex, 28/06/2019 - 07:39

As mulheres demoram, em média, mais tempo do que os homens para dizer «amo-te». Apesar da mulher ser mais afetuosa, o homem consegue expressar por palavras o que sente com muito mais facilidade.

Em média, os homens esperam três meses para dizer «amo-te» à cara-metade. Mas 39% dizem a palavra  no primeiro mês. Já as mulheres demoram, em média, 134 dias para o dizer.  

A verdade é que as pessoas podem apaixonar-se mais depressa do que aquilo que pensam. Existem três hormonas responsáveis por esse processo: a dopamina, associada à expectativa que temos da resposta do outro; a oxitocina, mais conhecida por hormona do amor, que está associada à ligação que existe entre as duas pessoas; e a serotonina, ligada ao status que o outro ocupa na sociedade. 

Mas é preciso distinguir o amor da atração física: de acordo com o The Journal of Sexual Medicine, é apenas necessário um quinto de segundo para que sejam produzidos todos os químicos que nos fazem sentir apaixonados. 

É a este fenómeno que se dá o nome cliché de «amor à primeira vista», que muitas vezes acabar por morrer quando, posteriormente, a pessoa não corresponde às nossas expectativas.

Há vários estudos feitos sobre este tema e em vários deles a combinação dos químicos da felicidade no cérebro por gerar uma euforia comparável ao uso de cocaína.


Texto: Carolina Sá Pereira com Redação WIN

Siga a Revista VIP no Instagram