A ajuda de Goucha à bebé Matilde
«Dei milhares de euros»

Nacional

Manuel Luís Goucha ajudou Matilde, a bebé especial que é sobrinha-neta do marido, Rui Oliveira

Sex, 12/07/2019 - 20:10

Manuel Luís Goucha ajudou Matilde, a bebé que está a comover Portugal e que é sobrinha-neta do marido do apresentador, Rui Oliveira. Comovido com o caso da menina de três meses, o apresentador da TVI ofereceu-lhe milhares de euros.

«Dei milhares de euros. Não interessa quanto, mas dei. Mas atenção, para mim, é tão importante o que dei como as pessoas que deram um euro», revelou à TV Guia. 

O companheiro televisivo de Maria Cerqueira Gomes explicou também que a Matilde não é a primeira pessoa que ajuda. «Só vale a pena ser figura pública se estiver ao serviço dos outros. E não ajudo mais porque não tenho milhões. Mas há muitas pessoas com o meu dinheiro nas suas contas», afirmou. 

«Os médicos já falaram numa possível alta»

O estado de saúde da bebé Matilde continua a evoluir de forma favorável. Através de uma publicação no Facebook, esta quinta-feira, dia 11 de julho, os pais da menina deixaram uma nova mensagem ao anunciaram que a filha já deixou de tomar o antibiótico e, também, que «os médicos já falaram numa possível alta».

«Tenho boas notícias, deixei de tomar o antibiótico e os médicos já falaram numa possível alta», pode ler-se. «Os meus papás têm treinado as técnicas de utilização dos aparelhos e suporte básico de vida para poderem cuidar bem de mim em casa», continuam na mesma publicação.

Matilde sofre de Atrofia Muscular Espinhal e iniciou na semana passada o tratamento com o medicamento existente em Portugal para tratar esta doença, o Spinraza.

Estado vai comparticipar o medicamento mais caro do mundo

Depois de angariados os dois milhões de euros necessários para pagar o medicamento que pode curar a doença de Matilde, o Estado português revela que vai comparticipar o Zongensma. O fármaco, que se encontrava apenas disponível nos Estados Unidos, já pode ser administrado em Portugal e «de forma segura». «A parte burocrática foi ultrapassada», dizem os pais de Matilde, que garantem que o dinheiro angariado «será para outras ‘Matildes’».

Zongensma é uma terapêutica genética experimental que tem apresentado resultados positivos. No entanto, ainda não está provado que os efeitos sejam permanentes.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram