Jessica Augusto
“Agora formar uma família é o mais importante”

Nacional

Quase a ser mãe de Leonor, a atleta quer estar nas Olimpíadas

Seg, 01/06/2015 - 12:33

Estão juntos há mais de 15 anos, mas só agora Jéssica Augusto e Eduardo vão concretizar o desejo adiado alguns anos pelo facto da atleta olímpica, de 33 anos, querer correr mais alguns quilómetros de carreira antes de fazer a pausa a que a maternidade obriga. Grávida de 35 semanas, está ansiosa por conhecer Leonor, que pouco depois de nascer irá com a mãe ter com o pai, guarda-redes do Dínamo de Zagreb.
 
VIP – É um desejo que foi adiando, foi uma boa surpresa?
Jéssica Augusto – Sim, já tinha planeado engravidar depois do campeonato da Europa e pensei que ia ser difícil, porque algumas atletas tinham dificuldade em engravidar, penso que por causa do exercício intensivo. Fiquei surpreendida quando passado um mês, consegui logo ficar grávida. 
Ponderou muito, no sentido de que sabia que tinha de ficar parada durante uns meses?
Queria que fosse depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, depois fui adiando, e este ano, também por influência de outras atletas que foram mães recentemente, que conseguiram regressar bem, tomei a decisão, até porque falta mais de um ano para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 
 
Ainda pratica exercício físico?
Agora já não, mas ainda corri na São Silvestre. Agora já estou mais calma, já estou cansada, a rapariga já pesa mais de dois quilos. 
 
Queriam uma menina ou era indiferente?
Antes de engravidar queríamos ter um rapaz, mas quando soube que estava grávida tornou-se indiferente. Não tenho muito jeito para meninas, não gostava de brincar com bonecas e de repente dou por mim em lojas, na secção das meninas, vejo tudo cor-de-rosa e acho maravilhoso. 
 
Estão juntos há muitos anos, tiveram uma breve separação no início de 2014, contribuiu também para assentar ideias?
Fez-nos muito bem e agora tentamos não errar como errámos no passado. Foi saturação, ele tinha ido para o estrangeiro, estávamos muito tempo separados, eu queria também treinar para os meus objetivos, conseguir as minhas conquistas, ele as dele, e não estávamos a conseguir conciliar tudo. Agora formar uma família é o mais importante.  
 
Agora chegou o momento certo?
Sim, foi a altura certa tanto para mim como para ele, também é ótimo ter algo novo na nossa relação, ter um filho. O Eduardo queria há muito, por ele já tínhamos há mais tempo, mas eu preferi adiar porque também me custava abdicar dos meus objetivos. Agora sim, é o momento certo.
 
Ele continua na Croácia, como é que vão gerir a distância? 
Ele vai ter dez dias de férias, se ela quisesse nascer nessa altura era ótimo! Se não nascer terá de falar com o clube porque estão a preparar a Liga dos Campeões, vamos tentar gerir. 
 
 
Leia a entrevista completa na edição número 932, da VIP. 
 
Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Ana Coelho com produtos Maybelline e L' Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram