José Carlos Pereira
“É um dia de cada vez”

Nacional

Diz que “não podia esperar mais” nesta nova fase, depois do internamento de seis meses

Sáb, 14/11/2015 - 12:15

Uma nova vida. Esta talvez seja a melhor forma de definir o momento atual de José Carlos Pereira que, aos 36 anos, e depois de ter estado internado durante seis meses numa clínica de reabilitação, retoma a sua vida profissional.

E foi na apresentação do seu novo projeto, a peça de teatro Allo Allo, baseada na série televisiva com o mesmo nome, que o ator falou sobre o momento atual da sua vida. “Está a correr muito bem. Não podia esperar mais. Um programa de televisão [Câmara Exclusiva, TVI], uma peça de teatro, estou com o meu curso e para o ano, se tudo correr bem, regressarei à ficção televisiva. Está tudo a correr bem. É um passo de cada vez e é um dia de cada vez”, começa por dizer em exclusivo à VIP, o ator que irá dar vida, na peça produzida e encenada por Paulo Sousa e Costa, a Herr Otto Flick, um oficial da polícia secreta alemã. “É uma personagem que me deu algum trabalho, não vou mentir. É uma personagem muito física que vive muito da sua fisicalidade. Foi um grande desafio que me propuseram. Estou muito expectante”, diz. José Carlos Pereira explica porquê: “Ele não tem qualquer expressão. É quase uma ausência de expressão e emoção.”

O ator revela ainda que reviu alguns episódios da série que conquistou fãs em Portugal na década de 80. “Era muito criança quando a série passava, mas recordo-me bem. Agora, revi diversos episódios e é uma produção que faz parte do imaginário da geração anterior à minha, principalmente dos meus pais, que são fãs incondicionais. Não sei ainda se virão à estreia da peça ou não. Talvez tenha sido a britcom pós Monty Phyton”, conta.

José Carlos Pereira fala ainda sobre a conciliação do estágio num centro saúde – faz parte do curso de Medicina – com os ensaios da peça que estreia dia 11 de novembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa. “Tenho feito as duas coisas. É preciso uma grande capacidade organizativa e felizmente tenho isso. É para continuar. É um gosto trabalhar com um elenco destes”, refere, abordando ao de leve a experiência enquanto estagiário por não gostar de misturar a sua faceta de ator com a de médico, falando apenas da forma como tem sido recebido no centro de saúde. “As pessoas lidam bem. Existe reconhecimento, mas também respeito pela condição de médico. Sou profissional nas duas áreas. E as pessoas têm esse respeito”, refere.

Voltando à peça, José Carlos Pereira não esconde os nervos com o aproximar da estreia do espetáculo. “Estou nervoso, não vou mentir. Existe sempre este nervoso miudinho. Fico nervoso sobretudo nos dias que antecedem a estreia”, confessa.

Por fim, o ator tenta explicar o apreço que tem sentido por parte do público ao longo dos 16 anos de carreira. “Acho que cresci com o público português. Tornei-me homem. Comecei com 20 e passaram dezasseis16 anos. Cresci na televisão com as pessoas. Sinto muito carinho da parte do público e espero que esse carinho se mantenha e que lhe possa fazer jus”, conclui.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Marco Fonseca

Siga a Revista VIP no Instagram