Isabel Boix Soriano
“O mundo da medicina estética é de discrição”

Nacional

Isabel Boix Soriano é uma das mais reconhecidas médicas de estética e tem como pacientes figuras proeminentes ligadas à realeza e à política

Dom, 12/07/2015 - 8:30

Foi durante uma breve passagem por Lisboa, onde veio dar consultas, que a VIP esteve à conversa com Isabel Boix Soriano, reconhecida médica espanhola na área da estética. Entre os seus pacientes estão figuras proeminentes ligadas à realeza, à política e ao cinema, que a procuram pelas suas técnicas inovadoras de rejuvenescimento sem cirurgia, mantendo a expressão natural do rosto. A utilização de produtos naturais vitamínicos e a aplicação de fios tensores de combate à flacidez são duas práticas que marcam o seu trabalho.

VIP – Trabalha na área da estética há 15 anos. O que a impulsionou a enveredar por esta área profissional?
Isabel Boix Soriano – Desde pequena que eu gosto do mundo da estética, da beleza e da harmonia, e quando terminei o curso de Medicina decidi que queria especializar-me na área da medicina estética e deixar o meu pequeno “grão de areia“ neste Mundo. O que procuro fazer é recuperar a harmonia que vamos perdendo pouco a pouco e de uma forma muito natural, elegante e progressiva. Não gosto de mudanças drásticas e antinaturais. Acredito na elegância e na discrição.

É isso que os seus pacientes procuram? Elegância e discrição?
Sim. O que todos os meus pacientes querem é manter-se bem sem mudar, tentar dar mais luz ao rosto, lutar contra a flacidez e as rugas, mas sem grandes mudanças e com elegância.

E todos os tratamentos que faz já os experimentou também?
(Risos) Todos! Tudo o que faço também experimento, pois é preciso ser coerente. Se faço aos outros é porque acredito e confio nisso e quero-o para mim. Sou uma mulher muito natural, não me costumo maquilhar, sou uma pessoa muito prática. Os meus pacientes também são assim, são pessoas que gostam de se cuidar, mas de uma forma muito natural e elegante.

Existem muitos médicos da área da estética, mas não são todos iguais. Em que se distingue o seu trabalho dos demais?
Todos tentamos fazer o melhor possível, estudar ao máximo e oferecer o melhor que temos, e eu também. Tento fazer o melhor possível, estudando todas as últimas técnicas, usando os melhores materiais e viajando por onde for necessário para conhecer o melhor, o mais recente e o mais seguro. Procuro ir ao encontro daquilo que é o melhor para os meus pacientes.

Sei que tem alguns pacientes muito especiais, entre eles personalidades conhecidas, e se a procuram é por algum motivo. Que motivo pensa que é?
Porque confiam em mim. Os pacientes têm de confiar no seu médico estético e quando os recebo explico-lhes o tratamento e aconselho-lhes o mais adequado. Tento fazer o melhor possível para que eles tenham o melhor, e o paciente nota isso.

Pode revelar-nos alguns nomes?
O mundo da medicina estética é um mundo de discrição. É preciso ser discreto e muito respeitoso, mas, graças a Deus, a verdade é que tenho como pacientes pessoas muito interessantes, alguns famosos e outros não famosos, mas para mim todos são importantes.

Entre os seus pacientes tem membros da realeza e políticos. O que procuram?
A grande diferença entre a medicina estética e a cirurgia estética é que com a medicina podemos melhorar de forma progressiva, sem mudanças bruscas, e o paciente sente-se muito cómodo. A cada mês fazem as suas sessões de peeling, de vitaminas, fios tensores… São tratamentos que se mantêm ao longo do tempo, mas não se percebem as mudanças de um dia para o outro. Tanto um político quanto um banqueiro querem estar cuidados, mas mantendo uma imagem séria e elegante, e penso que é por essa razão que vêm ter comigo. No mundo da realeza também é o mesmo.

Como descreveria a sua técnica de trabalho? O que podem esperar os pacientes quando fazem os seus tratamentos?
O que é mais importante quando trato um paciente é a personalização. Não se pode fazer o mesmo a toda a gente. Cada pessoa, cada rosto, cada pele apresenta situações diferentes. É preciso estudar e analisar muito bem o rosto, e perguntar ao paciente qual é o seu objetivo, porque é muito importante saber a sua opinião e ir ao encontro daquilo que ele pretende. Depois de analisar tudo então poderei propor o tratamento mais adequado, porque alguns poderão necessitar de vitaminas com determinados complementos, enquanto outros poderão necessitar de outros procedimentos em função da pele, idade, situação hormonal… Há muitos fatores a analisar.

Utiliza uma técnica inovadora: a aplicação de fios tensores. Em que consiste?
Todos nós tentamos lutar contra a flacidez e faltava-nos uma ferramenta que realmente oferecesse uma ajuda que não fosse através da cirurgia ou lifting. Desde há uns anos passou-se a incorporar estes fios tensores, que são de vários tipos, grossuras e longitudes, e em função do rosto e das suas necessidades utiliza-se o fio mais adequado para combater a flacidez de forma progressiva. É uma técnica praticamente indolor, não requer anestesia. O paciente pode ir trabalhar logo de seguida sem qualquer problema. É preciso conhecer muito bem a técnica para saber aplicar bem este procedimento.

São acessíveis financeiramente?
Os tratamentos podem oscilar entre os 300 e os 700 euros, não é extraordinariamente caro. Pouco a pouco a medicina estética tem vindo a chegar a todas as pessoas, já não se vê como algo tão elitista, porque o que queremos é que todos possam desfrutar dos seus benefícios. 

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Paula Alveno

Siga a Revista VIP no Instagram