Ardina Hartkamp
“Um surfista fez-me apaixonar por Portugal”

Famosos

A holandesa Ardina Hartkamp, casada com um português,
revela a sua paixão pela família e pelo Cartaxo

Qui, 04/07/2013 - 23:00

Na primeira visita a Portugal rendeu-se aos encantos lusos e nunca mais regressou ao país de origem. Já lá vão 23 anos. Ardina Hartkamp, nascida na Holanda, recorda esse momento marcante da sua vida. “Estava em Peniche com a minha mãe e a minha tia, para comemorar a minha despedida de solteira.

Num dia de chuva e, com algumas trocas de carros, acabei por apanhar boleia com um jovem português por quem me enamoraria.” Este foi o ponto de viragem na sua vida. “Tinha 21 anos e não resisti ao charme de um surfista que, além de me fazer gostar dele, fez para que me apaixonasse por Portugal. Tudo isto foi um acaso, pois, apesar de o rapaz ser português, vivia nos Estados Unidos da América, mas, por coincidência, estava a passar férias ao mesmo tempo que eu. Foi o destino”, diz Ardina Hartkamp.

A jovem holandesa rendeu-se ao encanto do português, que a arrebatou mostrando-lhe a beleza natural e o recorte paisagístico invejável de Peniche. Deixou o namorado holandês e veio viver para Portugal. Para trás, ficou a carreira de professora. “Fui morar para o Cartaxo e abrimos um bar”, revela A rdina. Este foi o início de uma história de amor com final feliz. Casou com o jovem português, de seu nome João Paulo Ferreira – atualmente, empresário no ramo imobiliário – união da qual nasceram duas filhas: Viviane Ferreira, de 19 anos, e Íris Ferreira de 16.

A mais velha estuda Direito e mais nova é modelo, a par da vida de estudante. No entanto, e apesar de se ter rendido ao nosso país, preserva alguns costumes holandeses. “As minhas filhas têm dupla nacionalidade. Em casa, falo holandês com elas. É uma forma de manter uma ligação à minha origem”, explica A rdina. “Todos os anos vou para a Holanda com a família, durante um mês”, revela. Em Portugal nunca teve qualquer problema de adaptação.

“É um povo humilde, simpático e sempre acolhedor. O clima e o sol que se tem quase o ano inteiro tornam tudo maravilhoso”, diz. Ardina é empresária e gere a empresa NANA, que se dedica à comercialização de pedras preciosas e ao fabrico de colares, tendo como centro de negócios Lisboa e Ibiza. Filha de Henk Hartkamp, antigo futebolista holandês que jogou no primodivisionário SC Heerenveen, levou o amor por Portugal a mais membros da família.

“O meu irmão, Peter, também veio comigo quando abrimos o bar no Cartaxo. Ele adora os portugueses e quando lhe perguntam qual é a sua nacionalidade, ele responde ‘ribatejano’”, confidencia. Mulher viajada, A rdina, continua apaixonada pelo país e não pensa partir. “Quero morrer no Cartaxo”, garante.

Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Romão Correia; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel, com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram