Bebé sem rosto
Conhecida pena do Conselho Disciplinar após recurso do médico

Nacional

Artur Carvalho, o médico que ficou conhecido por não ter detetado as malformações em Rodrigo, o ‘bebé sem rosto’, continua expulso da Ordem dos Médicos.

Sex, 04/06/2021 - 20:30

Artur Carvalho, o médico que ficou conhecido por não ter detetado as malformações em Rodrigo, o ‘bebé sem rosto’, continua expulso da Ordem dos Médicos. Em causa está o facto de o Conselho Superior da Ordem ter decidido manter, após recurso do obstetra, a pena do Conselho Disciplinar, avança o CM.

O inquérito-crime relativo ao caso foi arquivado pelo Ministério Público no início de maio. O Tribunal de Sintra considerou que o especialista não é responsável pelas malformações do bebé, não estando ao seu alcance evitá-las. Para o juiz responsável pelo caso, em causa está, isso sim, uma violação do direito à escolha do não nascimento, já que os pais deveriam ter sido informados que Rodrigo nasceria com profundas malformações.

“As malformações do feto não resultaram dos erros ou omissões do médico, mas da deformação do próprio feto”, sintetizou a fonte quando à fundamentação do arquivamento do inquérito.

Obstetra tinha cinco queixas na Ordem dos Médicos

Rodrigo nasceu a 7 de outubro de 2019 no Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal, depois de a sua gestação ter sido acompanhada pelo obstetra numa unidade privada, a Ecosado. Este profissional tinha já cinco queixas em curso na Ordem dos Médicos, algumas desde 2013. Os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico em causa, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação. Só num exame posterior, feito numa outra clínica, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações.

Rodrigo celebra 20 meses esta segunda-feira

O bebé Rodrigo completa 20 meses esta segunda-feira e já consegue segurar e cabeça e colocar-se em pé. Nas redes sociais, aquando dos 19 meses do menino, a mãe, Marlene Simão, escreveu: “Obrigada a equipa que acompanha o Rodrigo, em especial a nossa médica de família, aos paliativos pediátricos do hospital de Setúbal e aos Médicos dos Hospital dona Estefânia. Obrigada à Vanessa que é uma fisioterapeuta excelente. Obrigada a família incluindo os amigos que o enchem de mimos. Sem vocês não era possível, toda a vossa dedicação e empenho está à vista”.  

Siga a Revista VIP no Instagram