Curiosidade natalícia
As origens do Pai Natal

Nacional

Descubra a verdadeira história do Pai Natal.

Seg, 09/12/2019 - 15:00

O Natal está a chegar e há uma figura intemporal que nos vem inevitavelmente à cabeça: o Pai Natal. O velho, de barbas brancas, vestido de vermelho e branco, que distribui presentes pelas crianças de todo o mundo, viajando no seu trenó, conduzido por renas mágicas voadoras é, não só para os mais novos, o grande protagonista da quadra natalícia.

Os pais vestem-se como ele para “enganar” os filhos, os miúdos deixam a meia na lareira para receber as prendas do Pai Natal… No entanto, a verdade é que muitas pessoas não sabem qual é a verdadeira história desta figura que tanto marca a época natalícia.

A figura foi inspirada em São Nicolau, um arcebispo de Mira, na Turquia. São Nicolau ajudava os mais necessitados e, de forma anónima, oferecia-lhes dinheiro. Mais tarde, na Alemanha, a transformação do arcebispo para Pai Natal resultou numa lenda que correu o mundo.

Clemente Clark Moore, professor de Nova Iorque, escreveu um poema em 1822 sobre São Nicolau. Neste texto, dizia-se que São Nicolau viajava num trenó puxado por renas, o que originou nas características do Pai Natal.

O anúncio da Coca Cola

A imagem do Pai Natal apareceu, pela primeira vez, num anúncio da Coca-Cola. Em 1920, o velhote das barbas brancas foi criado pelo ilustrador Thomas Nast. Com o passar dos anos, outros ilustradores foram idealizando-o à sua maneira. Mas a personagem carinhosa, que faz lembrar um avôzinho, como a conhecemos hoje nasceu em 1931, pelas mãos de Haddon Sundblom, e foi encomendado pela agência de publicidade da Coca-Cola.

A ideia era recriar uma figura que personalizasse o espírito de Natal e ao mesmo tempo a felicidade da famosa bebida. Para criar esta imagem, o ilustrador inspirou-se no poema de Clement Clark Moore, “A Visit From St. Nicholas”, escrito em 1822.

 

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram