25 de Abril
Portugueses cantam a Grândola e o Hino à janela (vídeos)

Nacional

Portugueses celebram o 25 de Abril à janela a cantarem a Grândola, de Zeca Afonso, e o Hino Nacional

Sáb, 25/04/2020 - 15:27

25 de abril: Portugueses cantam a Grândola e o Hino à janela

Canceladas as manifestações do 25 de Abril e com os portugueses ainda confinados em casa devido ao estado de emergência, restou-lhes celebrar o Dia da Liberdade à janela. De pulmões abertos,  cantaram a Grândola, Vila Morena, a música de Zeca Afonso, um dos símbolos do 25 de Abril. Também houve tempo para entoar o Hino Nacional. 

Pelas 15h00, um pouco por todo País, cantou-se nos 46 anos do 25 de Abril, e no dia em que o Parlamento fez questão de frisar que a democracia está viva. 

Agora, o primeiro-ministro, António Costa, vai deixar uma mensagem alusiva às comemorações do 46º aniversário do 25 de Abril, pelas 15h30 horas, e “abrirá” aos cidadãos, através da Internet, a residência oficial de São Bento.

Em vez de abrir os jardins à população como habitualmente, o primeiro-ministro pediu aos diretores dos teatros nacionais portugueses e da Companhia Nacional de Bailado que pensassem numa forma de celebrar o 25 de Abril, tendo resultado a obra de teatro documental “Agora Que Não Podemos Estar Juntos”, criada pela companhia portuguesa Hotel Europa, e que será transmitida pelas 15:30 nas plataformas online do Governo.

Em Belém, o Presidente da República também dedicará a tarde à Cultura, recebendo em audiências separadas, entre as 14:00 e as 19:00, seis associações da área dos livreiros, cinema, artes performativas, dança, museus, promotores de espetáculos e autores.

Veja os vídeos. 

Texto: Marta Amorim com Lusa;  

Siga a Revista VIP no Instagram