19 anos de Reality Shows em Portugal
A TVI já emitiu quase 60 reality shows!

Nacional

O primeiro reality show a estrear-se em Portugal foi o Big Brother, há 19 anos. Desde então, a TVI já emitiu quase 60 programas deste género.

Qua, 04/09/2019 - 19:00

Foi há 19 anos que os reality shows chegaram em força à televisão portuguesa. Foi com Big Brother, emitido pela TVI, com Teresa Guilherme na apresentação, apoiada por Pedro Miguel Ramos. Este formato revolucionou o pequeno ecrã, dando a liderança das audiências à estação de Queluz de Baixo, que destronava assim a SIC.

O primeiro grande vencedor – e o mais mítico de todos eles – foi Zé Maria. O jovem de Barrancos afastou-se completamente dos holofotes depois de um período em que a dificuldade em lidar com a fama que o deixou com uma depressão. Apesar das consequências pessoais, o canal da Media Capital não tinha intenções de abandonar o formato que dava a conhecer «a vida real».

Depois de duas edições de Big Brother, passaram pelo ecrã da TVI outros reality shows. E se alguns se esgotaram numa única versão, outros têm merecido várias variantes. Ainda se lembra de Survivor ou Ilha da Tentação? E de Fear Factor – Desafio Total? Além destes, o canal transmitiu ainda Quinta das Celebridades; 1ª CompanhiaO Meu Odioso e Inacreditável Noivo; Pedro, O Milionário; Circo das Celebridades; A Bela e o Mestre; Casamento de Sonho; Casa dos Segredos; Perdidos na Tribo; A Grande Aventura; A Quinta; Love on Top; Biggest Deal; 50 Horas; Quem Quer Casar Com o Meu Filho?; Começar do Zero e, o mais recente de todos, Like Me. No total, entre as mais do que uma edição do mesmo formato, o canal colocou no ar quase 60 destes programas.

Veja na nossa galeria algumas imagens destes programas

Já a SIC, que tinha rejeitado o primogénito dos reality shows antes deste ter chegado à TVI, entrou na corrida em 2001 com Acorrentados. Seguiu-se O Bar da TV; Confiança Cega; MasterplanO Grande Mestre; O Meu Nome é Ágata; Na Casa do Toy; Senhora Dona Lady; Peso Pesado; O Poder do Amor; Casados à Primeira Vista; O Carro do Amor e Quem Quer Namorar com o Agricultor?.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram