Príncipes Do Japão
Visita ao México e Guatemala

Famosos

O príncipe Akishino e a sua mulher, princesa Kiko, encetaram uma viagem à América do Norte e Central

Dom, 05/10/2014 - 23:00

O filho mais novo do Imperador Akihito, Akishito, e a sua esposa, princesa Kiko, começaram a visita de três dias à Guatemala rodeados de cuidados de segurança e protocolo muito especiais. Depois, seguiram para o México.

Na Guatemala, os princípes visitaram vários locais emblemáticos, como os museus Popol Vuh e Ixchel, tendo sido igualmente recebidos pelo presidente Otto Pérez Molina, com quem conversaram sobre a cooperação entre os dois países e o relacionamento nipo-guatemalteco, que cumpre oitenta anos em 2015.

Um comunicado da embaixada da Guatemala em Tóquio referia que os principes desejavam, com esta visita, "mostrar o seu agradecimento aquele país da América Central pela água e alimentos enviados para as vítimas do terramoto e tsunami de 11 de março de 2011 no noroeste do Japão".

A visita dos principes nipónicos foi rodeada de extremas medidas de segurança e de protocolo, a que a Imprensa guatemalteca teve dificuldade em adaptar-se.

A pontualidade era a principal exigência e, para manter a privacidade dos visitantes, a área de imprensa estava sempre longe, pelo menos a três metros de distância e não era permitida a captação de videos ou fotografias nas costas de Akihito e Kiko, para além de que os repórteres não podiam adiantar-se ou sequer interferir com a passagem dos príncipes nos locais que estes visitavam. Da mesma forma não era permitida a colocação de câmaras ou microfones diante deles, pois não fariam declarações à Comunicação Social…

A dinastia japonesa data do ano 660 a.C. e é a monarquia hereditária mais antiga do mundo. O atual imperador é Akihito, e tem dois filhos varões, os príncipes Naruhito e Akishino.

Os principes japoneses já continuaram a sua viagem para o México, onde se encontrarão, no próximo dia 8 de outubro com o presidente Enrique Peña Nieto e assistirão ao Festival Internacional de Cervantes, um dos mais importantes acontecimentos culturais da América Latina.

Texto: Luís Peniche; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram