Vip
VALENTINA TORRES fala da separação de ARMANDO GAMA

Famosos

Antiga apresentadora diz que não houve terceira pessoa envolvida
Separada de Armando Gama, com quem viveu durante 26 anos, Valentina Torres conta em exclusivo à VIP que a culpa da ruptura foi dela.

Sex, 05/02/2010 - 0:00

Separada de Armando Gama, com quem viveu durante 26 anos, Valentina Torres conta em exclusivo à VIP que a culpa da ruptura foi dela. Apesar de referir terem havido factores que empurraram o casamento para o fim, a antiga apresentadora de televisão, que prepara o seu regresso ao pequeno ecrã, garante que estes nada tiveram a ver com uma terceira pessoa. Pelo meio, revela que mantém uma relação saudável com o cantor, que os filhos – António e Ana Carolina – reagiram bem a esta decisão e que a ordem natural das coisas dita, que mais cedo ou mais tarde, tenham de tratar do divórcio.

Trabalha no Porto. Quando decidiu ir para lá a sua relação com o Armando Gamajá estava tremida?

Valentina Torres – Sim. Quando fui para o Porto estivemos naquela fase de dar um tempo, mas depois apercebemo-nos que não havia viabilidade para a nossa relação continuar.

Porquê? Foi o cansaço de uma relação de 26 anos, foi outra pessoa?

Houve de facto factores que nos empurraram para esta situação, mas esses são privados e vão continuar assim. A responsabilidade deste processo é minha, mas posso garantir que não teve nada a ver com uma terceira pessoa.

O divórcio já está a avançar?

Não. Que eu saiba nenhum de nós deu esse passo, mas essa será a ordem natural das coisas. Por questões legais vamos ter de acabar por dar esse passo, até para salvaguardar os nossos filhos.

Como é a sua relação com o Armando?

É a relação de duas pessoas que tiveram um casamento de 26 anos. Respeitamo-nos mutuamente e temos uma cumplicidade muito grande, até porque temos dois filhos que amamos muito. Temos uma relação muito saudável.

Acha que há hipóteses de uma reconciliação?

Para já ainda estamos naquela fase de ver se ainda haverá esperança. Ainda estamos a assimilar todo o processo.

O que é que custa mais em toda esta situação?

A gestão das saudades. Se não fosse o trabalho tão intenso que tenho, tornar-se -ia completamente impossível sobreviver. Está a ser muito doloroso, mas a cumplicidade da relação que tenho com os meus filhos ameniza o sofrimento desta situação.

Como é que eles estão a reagir?

Como desde sempre preparei os meus filhos para fazerem o melhor na pior das situações, e com a vantagem de já serem crescidinhos, temos conseguido continuar as nossas vidas sem grandes sobressaltos, embora fragilizados.

Como é que lhes disseram que se iam separar?

Exactamente assim… sem "dourar a pílula" e preparando-os e amparando-os sempre para a nova situação.

Continua a acreditar no amor?

Tenho uma fé inabalável no amor, porque o que vivi com o Armando foi muito bonito. Neste momento é extemporâneo afirmar que me vou voltar a apaixonar, apesar de saber que isso pode acontecer a qualquer momento. Mas a verdade é que não penso nisso. Estou totalmente focada no trabalho.

  Programa de Valentina Torres já foi aprovado

Porque é que resolveu que devia apostar mais em si, quer a nível de imagem quer profissionalmente, nesta fase da sua vida?

Acordei de uma letargia perfeitamente inaceitável da qual sou inteiramente responsável. Tenho hoje uma nova perspectiva dos meus objectivos e uma vontade sem precedentes de recuperar o "meu espaço". É claro que esta predisposição aumentou os meus horizontes e hoje o meu limite vai para além do céu.

Profissionalmente está a fazer duas coisas às quais não estávamos habituados a vê-la: é professora e empresária. Como surge a oportunidade de ser professora?

Já há alguns anos a esta parte que vinha desenvolvendo esta faceta. Estive durante muito tempo envolvida num projecto em que acompanhava crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. Aquilo a que vulgarmente chamamos de "explicações" (risos).

O que ensina agora?

Português, Inglês, Francês, Alemão e dou apoio também a todas as outras disciplinas que completam o currículo escolar até ao 9º ano. Na área de Formação estou mais direccionada para a área da comunicação dentro das práticas técnico-profissionais.

Está a gostar da experiência?

Depois dos meus filhos e da televisão, este é o projecto que mais me motiva e envolve!

E como nasceu o projecto de abrir um bar?

Já tinha o projecto de abrir um bar há algum tempo. Na altura pensei nisso com o Armando, mas nunca se proporcionou. Agora aconteceu através do convite de um amigo que me lançou o desafio de reformular todo o conceito de um espaço que já não fazia sentido. O 1º piso-bar está numa zona privilegiadíssima da cidade, a Foz do Porto, e está já a funcionar com toda uma equipa renovada que necessariamente comunga do mesmo espírito: diversidade e qualidade!

Entretanto, tinha um projecto para regressar à televisão. Como é que isso está?

Já está preparado, já foi apresentado e já foi aprovado. Não posso dizer mais nada sobre isto, mas vou regressar à televisão com um programa meu.

Textos: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Carlos Tavares

Siga a Revista VIP no Instagram

Vip