Kuala Lumpur
Uma joia da Ásia

Famosos

As torres Pertonas são o cartão-de-visita da capital

Qui, 20/09/2012 - 23:00

 Esta semana sugerimos-lhe um destino digno de príncipes e princesas, literalmente! Inspirados na viagem de William e Kate, integrada no programa do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II de Inglaterra, escolhemos para si o melhor da Malásia. Situada no sudeste da Ásia, as fronteiras da Malásia são delimitadas a norte pela Tailândia, a sul pela Indonésia e por Singapura e a este pelas Filipinas. Kuala Lumpur é simultaneamente a capital, a maior cidade e a mais moderna da Malásia. Os arranha-céus são indiscutivelmente reis e senhores na paisagem urbana, mas a cidade preserva de forma apaixonada os inúmeros edifícios coloniais no coração da cidade, os bairros típicos com vendedores ambulantes e mercados noturnos cheios de cor.

As torres Petronas são o cartão-de-visita de Kuala Lumpur. Não só representam um dos emblemas da cidade, como fazem parte da lista de edifícios mais altos do mundo, tendo por isso uma vista aérea sobre a metrópole cosmopolita de tirar o fôlego! Além disso, são um forte ponto de comércio, com inúmeras lojas e galerias de arte. Não deixe de as visitar também durante a noite, quando estiverem todas iluminadas e deslumbre-se com estes “gigantes de cristal”.

Outro edifício emblemático é a KL Tower, também conhecida como Menara Kula Lumpur. Situada no topo de um morro, proporciona igualmente uma das melhores vistas sobre a cidade. Outro dos pontos de visita obrigatórios é a Mesquita Jamek, a mais antiga de Kuala Lumpur, inaugurada em 1909 pelo sultão de Selangor e o exemplo de um belo edifício, de estilo mourisco e por isso considerado um dos mais bonitos da cidade. Por força do turismo, é permitida a entrada de não muçulmanos, mas não se esqueça nunca de obedecer as regras de vestimenta, evitado expor braços e pernas. É aconselhado às mulheres o uso de um lenço para cobrir a cabeça. A praça Merdeka e Chinatown – uma das zona mais agitadas e coloridas da cidade que se caracteriza pelos mercados ao ar livre. Aproveite também para visitar o Museu Nacional com exposições dedicadas à história, cultura, fauna e flora do país. Reserve um dos dias da sua viagem para visitar as Batu Caves, situadas a 13 quilómetros a norte de Kuala Lumpur. Lugar sagrado para os hindus e dividem-se três cavernas principais e um grande número de outras pequenas cavernas, sendo que a principal tem 100 metros de altura. Dentro das cavernas tome atenção aos macacos! Observe-os, mas não se aproxime, pois têm por hábito atirar-se aos turistas mais distraídos para roubar qualquer coisa.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Impala e Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram