Culinária

Tarte fresca de cereja
Faça uma pausa doce...

Aproveite que é tempo de cerejas e, para além de degustá-las ao natural, dê-lhes uma apresentação ainda mais doce!

Tarte fresca de cereja

12 porções
Tempo de preparação: 1 h
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorífico: 3 dias 
Congelador: Não congelar

Ingredientes:
115 g de açúcar 
20 g de farinha
1 ovo
2 gema
2,5 dl de leite 
1 pau de canela 
1 casquinha de limão
200 g de massa folhada
 4 c. (de sopa) de doce de cereja 
2 dl de natas
130 g de cerejas frescas 
manteiga, farinha, canela em pó e hortelã q.b.

Preparação:

1 - Junte 75 g do açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Mexa bem e adicione-lhes o leite, o pau de canela e casquinha de limão. Leve a lume brando mexendo até engrossar. Retire do lume, elimine os aromáticos e deixe arrefecer. 
2 -  Ligue o forno a 180º C. Unte ligeiramente uma tarteira de fundo amovível com manteiga. Estenda a massa folhada sobre uma superfície, polvilhada com farinha até obter uma espessura fina e forre o fundo e as paredes da forma. Preencha-a com o creme já frio e leve-a ao forno. Coza durante aproximadamente 35 minutos.
3 - Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer. Bata as natas até que fiquem firmes e adicione-lhes o restante açúcar, batendo mais um pouco. Coloque-as dentro de um saco pasteleiro munido de boquilha lisa. 
4 - Espalhe o doce sobre a tarte e cubra-o com o chantili que preparou, servindo-se de um saco de pasteleiro. Arranje as cerejas, descaroce-as e coloque-as no centro da tarte. Polvilhe-a dos lados com canela em pó e sirva-a bem fresca, decorada com hortelã.

Preparativos 
Arranje as cerejas e lave-as. Se não tiver um descaroçador, faça um pequeno golpe com uma faca nos frutos para extrair-lhes os caroços. 

Veja mais receitas aqui