Itália – Veneza
Romance pelos canais

Viagens

Qua, 27/06/2012 - 23:00

 Pensar em Veneza é pensar numa magnífica e única cidade cheia de cor, brilho, com majestosos palazzos e rodeada de canais. Cerca de 180 canais e 450 pontes – sendo a Ponte dos Suspiros e a de Rialto duas das mais conhecidas – compõem esta cidade italiana que convida ao romance com os
seus típicos passeios de gôndola. Veneza tem ainda inspirado o cinema e vários filmes foram rodados nesta região cheia de História, que no passado já teve uma das maiores frotas mercantes.

Pelo menos três filmes da saga James Bond têm cenas que foram filmadas em Veneza: Casino Royale, em 2006, 007 – Aventura no Espaço, em 1979, e 007 – Ordem para Matar, em 1963, o filme O Turista com Angelina Jolie e Johnny Depp, Um Golpe em Itália, com Mark Wahlberg e Charlize Theron são apenas algumas das películas que foram rodadas aqui. Não admira, portanto, que esta cidade acolha o mais antigo dos festivais de cinema: o Festival de Cinema de Veneza, que começou em 1932. Este ano realiza-se entre 29 de agosto e 8 de setembro.

Uma das melhores formas de apreciar Veneza é a passear através dos canais, pois esta é uma cidade que foi construída sobre várias ilhas. Apesar de uma parte do território continental e das ilhas do estuário integrarem Veneza, o centro histórico da cidade está localizado no meio da lagoa. Murano e Burano são duas ilhas que merecem uma visita e a melhor forma para se deslocar é apanhando um vaporetto, que é o nome das embarcações que servem de transportes públicos. Recomendam-se as gôndolas sobretudo para relaxantes passeios. Todos os anos Veneza recebe a Vogalonga, um evento de remo que percorre 30 quilómetros de canais. Caminhe também a pé pelo centro de Veneza, até porque alguns dos mais belos monumentos históricos só podem ser visitados desta forma.

A Praça de São Marcos é paragem obrigatória. Estando neste espaço pode admirar a Basílica de São Marcos de arquitetura bizantina, o Campanário da Basílica com quase 100 metros de altura, cuja construção remonta ao século XII, e ainda o Palácio Ducal. Era aqui a sede do doge de Veneza, que era o dirigente máximo da República. É neste palácio que encontra a maior pintura a óleo sobre tela – Paraíso – da autoria de Tintoretto que se encontra em exibição na majestosa Sala del Maggior Consiglio. Vale a pena ainda uma passagem pela Escadaria dos Gigantes e pela Escadaria de Ouro.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Reuters e Thinkstock

Siga a Revista VIP no Instagram