Fazer vídeos e fotografias com o smartphone enquanto se conduz é uma prática comum entre famosos e anónimos… e também é punida por lei. Rita Pereira deverá desconhecer esse facto, uma vez que publicou esta sexta-feira um vídeo na sua conta de Instagram, registando um passeio de carro com o recurso ao telemóvel. Tudo isto enquanto conduzia.

 

Rita Pereira está, assim, a cometer uma infração grave que implica o pagamento de uma multa que pode ir dos 120 aos 600 euros. “Esta infração é considerada grave, ou seja, tem uma sanção acessória de inibição de conduzir associada de 1 a 12 meses e o condutor(a) perde 2 dois pontos. Estes factos são comunicados ao infrator através de notificação da entidade competente para o inquérito que neste caso é do âmbito da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)”, esclarece fonte policial ao nosso site.

 

O uso do telemóvel é estritamente proibido durante a condução, seja para filmar, fotografar, enviar sms ou fazer chamadas. “Relativamente ao fato de a condutora estar a filmar não é relevante porque, a partir do momento que existe a utilização ou/e o manuseamento de aparelhos radiotelefónicos que neste caso seria o telemóvel, a infração existe, ou seja, não tem qualquer agravamento o fato de estar a filmar.”, esclarece a mesma fonte.

 

Famosos apoiam campanha por condução sem telemóvel

 

Luís Figo, Nelly Furtado, Júlia Pinheiro, Ana Rita Clara, Tony Carreira e David Fonseca são alguns dos famosos que dão a cara por A Promessa, campanha de sensibilização por uma condução sem telemóvel. 

 

De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde, divulgado em 2015, os portugueses são os europeus que mais usam o telemóvel durante a condução, com 59% dos automobilistas a fazê-lo, contra 21% dos ingleses. Nos EUA, o problema tem proporções ainda mais graves –  69%.

 

Leia também aqui.

 

Fotos: Impala e D.R.

 

As mais vistas do momento:

 

Siga a Revista VIP no Instagram