Rita Ferro Rodrigues
Partilha testemunho de violência doméstica

Nacional

“Há um tempo consegui pôr fim a uma relação de violência doméstica”. Leia aqui a transcrição que a apresentadora fez de um relato enviado por uma mulher anónima…

Qua, 17/02/2016 - 16:24

Como criadora da plataforma Capazes, Rita Ferro Rodrigues partilhou nas redes sociais um testemunho de violência doméstica que foi enviado por uma mulher anónima. Desta forma, a apresentadora pretende chamar a atenção de possíveis vítimas que estejam a passar por situações semelhantes.

A autora deste testemunho, que enviou a mensagem a Rita, relatou o que passou e agradeceu a ajuda da plataforma de forma emocionante…

“Há um tempo consegui pôr fim a uma relação de violência doméstica, na qual fui agredida fisicamente por ele várias vezes, uma das quais em que tentou apertar-me o pescoço. Comecei a acompanhar a vossa plataforma e foram-me dando cliques. Acabei esta relação, mudei de trabalho, organizei a minha vida, reaproximei-me de todos/as os/as amigos/as de quem me tinha afastado (que foram praticamente todos/as) e a única sensação que tive foi de alívio. De repente já não chorava todos os dias e as pessoas com quem falava tinham realmente interesse em ouvir o que eu dizia. Isto parece ridículo, mas foram verdadeiramente as sensações que tive.

Não contei a quase ninguém o que se passou, mas contei às pessoas necessárias para oficializar o que de facto tinha acontecido e também para me sentir minimamente protegida. Ainda é estranho acreditar que me aconteceu a mim, e que ainda por cima me mantive lá, mas acabou. Estou cada vez mais feliz e finalmente começo a sentir-me eu outra vez. Grande parte desta vitória se deve a vocês e era só isso que queria que soubessem. Eu não falava com ninguém e relativizava/normalizava o que se ia passando. Foi quando vocês apareceram e pude ler relatos de outras mulheres vítimas de violência doméstica que comecei a pensar, de facto, no que se estava a passar.

Obrigada, porque, para ser sincera, como estava na altura, sozinha, não tinha conseguido. E como ninguém das minhas pessoas sabia, foi mesmo a vossa plataforma a minha salvação. Devolveram-me o que de mais importante uma mulher pode ter: a identidade.”

Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram