Ana Guiomar
Revela os seus planos mais íntimos para este ano

Famosos

A atriz está em cena no Teatro Aberto

Qui, 23/01/2014 - 0:00

Começou a carreira de atriz em 2001. O grande reconhecimento público viria três anos mais tarde, com a série Morangos com Açúcar. Ana Guiomar tem 25 anos e, atualmente, está no palco do Teatro Aberto, em Lisboa, com a peça Vénus de Vison, onde interpreta duas mulheres completamente distintas. A VIP conversou com a atriz, que namora com o ator Diogo Valsassina. E mpenhada na sua carreira, Ana Guiomar ainda não pensa ser mãe.

VIP – Como está a ser este regresso aos palcos?
Ana Guiomar – Está a ser muito bom. A peça tem um texto incrível e acho que é um ótimo espetáculo.

Como foi preparar esta personagem?
No início não foi fácil. Sempre que começo um projeto, fico muito nervosa. E sta personagem, ou melhor, estas personagens (porque na peça interpreto duas mulheres completamente diferentes) foram muito desafiantes.

O que se pode esperar de si em Vénus de Vison?
Podem esperar uma pessoa mais crescida e a fazer uma coisa completamente diferente de tudo o que fez até agora.

O teatro, comparativamente com a televisão, é especial para si?
Não, são coisas complemente diferentes, mas gosto das duas de igual modo. Comecei em televisão e só passado alguns anos fiz teatro. É quase como perguntarem se gosto mais do pai ou da mãe (risos).

É igualmente especial para si pisar o palco do Teatro Aberto, local onde esteve com a peça Purga, que lhe valeu uma nomeação para Melhor Atriz de 2012 nos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores?
Pisar o palco do Teatro Aberto é sempre um prazer e uma alegria muito grande. Foi ali que tive a oportunidade de fazer teatro.

Aparece na televisão em 2001, fica conhecida do público em 2004 com os Morangos. Tem noção de que já passou tanto tempo?
Sim, vou tendo noção. Ainda por cima agora, que estão a repetir essas séries do Morangos com Açúcar e é assustador ver como estamos tão diferentes!

Que balanço faz da sua carreira?
Acho que o balanço é bastante positivo. Tenho tido sempre trabalho e gostei de todos os papéis que me foram atribuídos. Tenho trabalhado com pessoas fantásticas, com quem tenho aprendido. Divirto-me muito e isso é uma sorte muito grande.

Mudava alguma coisa no seu percurso?
Não, nada. Todos os projetos foram importantes.

E o que gostava que acontecesse no futuro?
Não penso muito no futuro nem faço muitos planos a longo prazo. Gostava de continuar a trabalhar como tenho trabalhado até agora. Faço aquilo que gosto e isso é o mais importante.

Que tipo de papel gostava que lhe fosse proposto?
Não sei, sinceramente, não sei. Acho que já fiz tantos papéis que nunca pensei que poderia fazer… Esta última personagem ,na novela Os Nossos Dias, por exemplo… Nunca pensei fazer de taxista e foi maravilhoso.

Acha que as pessoas ainda olham para si como a menina Marta dos Morangos?
Acho que não.

Assusta-a a instabilidade da carreira de um ator e a possibilidade de ficar muito tempo sem trabalho?
Hoje em dia, qualquer pessoa vive numa instabilidade profissional. Mas não ter perspetivas de trabalho é sempre assustador e, na minha profissão, é péssimo também para a autoestima.

No seu caso, como é que se prepara para essa eventualidade?
Faço como a formiguinha: junto, junto. Sempre que há trabalho, é preciso amealhar para quando não há.

Alguma vez teve um plano B para o caso de ter que abandonar a representação?
Não, ainda não pensei nisso. Espero que isso nunca venha a acontecer ou, se acontecer, que seja por minha vontade.

Apesar da sua já longa carreira, tem apenas 25 anos. E tem uma relação estável há muito tempo. Sente o desejo de ser mãe?
Não, para já, ainda não.

Assusta-a a hipótese de ter de escolher entre ser mãe ou aceitar um determinado papel?
Acho que, quando quiser ser mãe, vou escolher a melhor altura para o fazer, por isso, penso que não vou ter esse problema. Assusta- me mais o período de tempo que às vezes se espera para voltar ao trabalho. 2014 acabou de começar.

Quais são os seus desejos profissionais e pessoais para este ano?
Espero que esta peça, Vénus de Vison, no Teatro Aberto, seja um sucesso. Pessoalmente, quero o que toda a gente quer: saúde, paz e harmonia.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Bruno Peres; Produção: Nucha; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram