Manuel Forjaz
Retrata a forma como vive desde que descobriu o cancro

Famosos

“Nunca me entregarei à doença”

Qui, 20/03/2014 - 0:00

"É o concretizar de um sonho ver a obra acabada e eu acho que está muito bem acabada.” Isto é o que Manuel Forjaz sente por ter lançado o livro Nunca Te Distraias Da Vida, que conta a história de um empresário, orador, marido, pai, filho e doente de cancro no pulmão.

Há cinco anos que o autor luta pela vida e partilha uma mensagem “diferente” com todos aqueles que estejam interessados. Por isso, criou uma página de Facebook, faz palestras, dá entrevistas e, agora, escreveu um livro. “Quero afastar-me do ‘coitadinho’ e dizer: ‘tens a medicina tradicional, a medicina alternativa, mas, sobretudo, o que tens é uma vida de coisas boas das quais não te podes distrair’”, contou o autor, de 50 anos.

Muitos familiares e amigos juntaram-se na Livraria Buchloz, em Lisboa, para aplaudir este êxito, que contou com a apresentação de Manuel Luís Goucha, e para ouvir as palavras que Manuel disse sobre a doença e sobre a vida. E, apesar de ter sido um dia de alguma dor, o autor não perdeu o sorriso e, no meio de uma pequena multidão, suportou todas as emoções, conversas e os flashes do fotógrafos: “Hoje tomei um Codipront para não tossir, tomei um Brufen para me tirar uma dor do lado esquerdo, tentei dormir até mais tarde e fui apanhar um bocadinho de sol antes do almoço, para tentar estar na melhor forma possível. Muitas vezes envolve alguma maquilhagem emocional para puder aguentar isto tudo. Mas nunca me entregarei à doença, nunca deixarei de aproveitar o melhor da vida”, atirou. E para manter uma “vida normal”, Manuel Forjaz continua a ter uma agenda profissional preenchida e dedica-se a expor o seu caso publicamente para ajudar pessoas doentes e não só.

Os filhos, José Maria, de 22 anos, e António, de 20, e a mulher, Helena Forjaz, preferiam não ver a doença tão exposta, mas apoiam incondicionalmente o pai e marido e sentem orgulho no homem que é.

Para Manuel, eles são um alicerce. “A família é que me aguenta todos os dias, a família é que me dá energia para escrever, a família é que me incentiva a eu não desistir de mim próprio também”, rematou.

Texto: Laura Ribeiro Santos; Fotos: Ricardo Sousa Costa

Siga a Revista VIP no Instagram