Micaela Oliveira
Recorda percurso que a levou a vestir celebridades

Famosos

“Adapto-me facilmente”

Qua, 02/04/2014 - 23:00

Cresceu entre pérolas, sedas e brilhantes. A mãe, responsável pelas coleções de uma famosa marca de roupa infantil, tinha um pequeno atelier em casa, com todo o tipo de materiais que “deslumbram os olhos de uma criança”.

Micaela Oliveira foi-se apaixonando pela arte de vestir e, de forma autodidata, aprendeu a criar peças de roupa. Depois, percebeu que “o lado criativo falava mais alto” e decidiu “enveredar por este caminho, quase de forma intuitiva”.

Aos 36 anos, é uma estilista reconhecida, tem vestido algumas das figuras públicas mais exigentes de Portugal e muitas mulheres que querem um vestido para um dia especial. “Qualquer mulher pode vestir Micaela Oliveira. Como criadora camaleónica, adapto-me facilmente ao estilo e à personalidade de quem me procura e, no entanto, a minha assinatura é sempre bem marcada e reconhecível”, diz a designer, que admite gostar particularmente de fazer vestidos de noiva: “A criação de moda nupcial dá-me imenso prazer, pois é um dia importantíssimo para a mulher, em que ela assume o papel principal e é fundamental sentir-se especial e única. É uma honra ser escolhida para um dia tão especial que marcará para sempre a vida de uma mulher.”

Cristina Ferreira, Rita Pereira ou Diana Chaves são apenas algumas das figuras públicas que usam as suas criações e que Micaela já convidou para as suas campanhas. “A relação pessoal e a empatia com cada uma delas são fatores primordiais. A estes juntam-se, claro, sensualidade, atitude, corpo e, principalmente, a personalidade de cada figura pública que entra nas minhas campanhas e desfiles”, diz, realçando que gosta de escolher “cenários emblemáticos” para as suas campanhas, como “a natureza africana, uma fonte de inspiração sem limites, pela luz, aromas e cores”, ou, mais recentemente, o Palácio de Seteais, que reporta a um mundo de histórias de amor e contos de fadas.

Neste último, a estilista esteve a filmar, pela primeira vez, uma curta-metragem, da qual Lúcia Garcia é protagonista, para mostrar as suas criações mais recentes. Micaela Oliveira sabia que Isaac Alfaiate queria estrear-se na realização e juntou o útil ao agradável, trabalhando com pessoas que já considera amigas.

"Ainda não está concluído, mas, pelo que tenho acompanhado, ultrapassa até as expectativas ao que inicialmente se tinha previsto", diz, realçando que “Lúcia Garcia é, sem dúvida, uma mulher Micaela Oliveira. Tem o perfil, corpo e atitude para vestir as minhas criações”.

Mas, afinal, o que distingue as suas criações das outras e que faz tantas celebridades pedirem-lhe para as vestir? “É a forma como as desenvolvo, procurando o equilíbrio das proporções femininas, realçando as suas formas e valorizando a mulher com toda a sua feminilidade, respeitando sempre o que cada uma quer transmitir e a sua postura perante a vida”, afiança.

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Paula Alveno

Siga a Revista VIP no Instagram