Nelson Mandela
Reações à sua morte

Famosos

Mundo inteiro lamenta a morte de Madiba

Qui, 05/12/2013 - 0:00

O Mundo inteiro lamenta e recorda Nelson Mandela, que faleceu esta quinta-feira, aos 95 anos.
 
O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, evocou o legado do líder histórico sul-africano. "Nesta hora de recolhimento, permita-me que evoque o impressionante  legado que Nelson Mandela deixou como homem e como estadista, marcando indelevelmente  o nosso tempo e que será uma referência inspiradora para as gerações futuras", escreveu.
 
O Presidente da República Cavaco Silva endereçou as condolências à família e aos sul-africanos. “Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da notícia do falecimento de Nelson Mandela, figura maior da África do Sul e da História mundial. Quero, em meu nome pessoal e em nome do Povo Português, apresentar a Vossa Excelência, ao Povo sul-africano e à Família enlutada, os sentimentos do nosso mais profundo pesar”.
 
O president da Comissão Europeia, Durão Barroso, escreveu uma mensagem no Twitter sobre esta a triste notícia. “Mandela mudou o curso da história para a sua população, para o seu país, para o seu continente, para o Mundo. Os meus pensamentos estão com a sua família e com a sua população da África do Sul.”

Também o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama lamentou a morte daquele que definiu como “um dos melhores seres humanos do mundo”. “Não é provável que tenhamos muito mais homens como Nelson Mandela”, disse num conferência de imprensa a partir da Casa Branca. "Nunca esquecerei o que aprendi com Mandela", acrescentou.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também recordou os feitos de Madiba. "Muitos no mundo inteiro foram influenciados pela sua luta altruísta pela dignidade, igualdade e liberdade humana. Ele tocou as nossas vidas de uma forma muito pessoal."

Siga a Revista VIP no Instagram