Realeza

Príncipe Harry
À beira de um esgotamento nervoso

Príncipe revela que demorou 20 anos até procurar ajuda de um psicólogo para lidar com a morte da mãe.

Foram precisas duas décadas para que Harry começasse a falar sobre a morte da mãe, a princesa Diana. Numa impressionante entrevista, concedida ao podcast Mad World, de Bryony Gordon, o irmão mais novo do príncipe William revelou que esteve à beira de um esgotamento nervoso, consequência das emoções reprimidas após a morte da princesa Diana, quando tinha apenas 12 anos.

"Ter perdido a minha mãe aos 12 anos e ter ignorado essas emoções teve um impacto enorme não só na minha vida pessoal mas também na minha vida profissional", admitiu Harry, 32 anos. 

Antes de procurar ajuda, Harry admite que passou dois anos de "caos total", em que se tornou um problema para si mesmo. O nível de agressividade acumulada era tal que Harry admitiu ter estado perto de esmurrar pessoas. O boxe foi uma das soluções encontradas para gastar energia. Mas uma pessoa foi fundamental para que, apenas há dois anos, o príncipe decidisse procurar ajuda. 

"O meu irmão, que Deus o abençoe, foi um grande apoio para mim. Ele estava sempre a dizer-me 'isto não é normal, tens de falar com alguém'", explicou o filho mais novo do príncipe Carlos. 

A viver uma relação estável e discreta com a atriz canadiana Meghan Markle, Harry recordou um dos períodos mais conturbados da sua vida, quando foi protagonista de vários escândalos. "Eu era o típico jovem de 20 e tal anos a achar 'a vida é maravilhosa. Enterrava a minha cabeça na areia e dizia que estava tudo bem. De repente, toda a dor que eu tinha enterrado dentro de mim veio ao de cima". 

Harry, assim como o irmão e a cunhada, Kate Middleton, são patronos da organização de solidariedade Heads Together que tem por objetivo sensibilizar para questões relacionadas com a saúde mental.  Bryony Gordon, cronista do jornal britânico The Telegraph, confessou ter ficado impressionada com a "honestidade pura" do príncipe. Gordon, que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo, iniciou o podcast Mad World para sensibilizar o público para os problemas relacionados com a saúde mental. 

Recorde-se que a princesa Diana de Gales morreu num acidente de carro em agosto de 1997. Harry tinha 12 anos e William 15. 

 

top Realeza