Fotos
Prémio de ciência junta personalidades

Famosos

Galardão que homenageia empresário entregue na fundação Champalimaud

Qui, 27/09/2012 - 23:00

 A edição deste ano do prémio António Champalimaud de Visão, criado em homenagem ao empreendedorismo e visão do empresário português, premiou dois grupos de investigadores estrangeiros devido ao desenvolvimento de técnicas revolucionárias na visualização da retina.

A cerimónia de entrega do prestigiado galardão decorreu no magnífico anfiteatro ao ar livre da Fundação Champalimaud, construído com vista para o rio Tejo, e contou com a presença de diferentes personalidades das mais variadas áreas da sociedade nacional. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que surgiu acompanhado da primeira-dama, Maria Cavaco Silva, aproveitou a ocasião para enaltecer o percurso de vida de António Champalimaud. “Dotado de um extraordinário espírito empreendedor, António Champalimaud mostrou possuir, ao longo da sua trajetória empresarial, uma rara capacidade para vencer as adversidades do presente e para antecipar as potencialidades do futuro. Culminou a sua vida deixando a Portugal uma fundação dedicada ao estudo e à investigação no campo da Saúde”, referiu.

O antigo Presidente da República, antónio Ramalho Eanes, também marcou presença no recinto, ao lado da mulher, Manuela Ramalho Eanes. A estes, juntaram-se Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, António Horta Osório, D. José de Policarpo, entre muitas outras personalidades.

Como é hábito nestas cerimónias, estiveram ainda presentes familiares de António Champalimaud e Leonor Beleza, presidente da fundação. Coube a Luísa Champalimaud, filha do empresário, recordar a memória do pai, através de um discurso. “Sinto muito orgulho do meu pai”, disse. “Agradeço à minha querida Leonor Beleza a homenagem que fazem à memória do meu querido pai com a entrega deste prémio”, acrescentou, enaltecendo ainda o papel da fundação. “Cada ano em que participo nesta cerimónia vejo o crescimento da fundação em contraste com a crise que o nosso país atravessa.”

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Paula Alveno

Siga a Revista VIP no Instagram