O Preço Certo E Fernando Mendes
Podem estar de saída da RTP

Famosos

Programa é líder de audiências há mais de 12 anos

Qui, 05/02/2015 - 0:00

Líder de audiências há mais de 12 anos no canal um da RTP, O Preço Certo, assim como o 5 para a Meia-Noite e as telenovelas, podem ter os seus dias contados na televisão do Estado, de acordo com fonte contactada pela VIP. Gonçalo Reis, o novo presidente do Conselho de Administração do grupo, ainda não tomou posse nas novas funções, mas é já esse o rumor que corre nos corredores da RTP. Ao tornar público que as audiências não serão uma prioridade na próxima grelha de programação, e perante a constatação de que o 5 para a Meia-Noite não voltou aos ecrãs durante o mês de janeiro, tal como estava planeado, começou imediatamente a constar que os mencionados formatos poderiam ter o fim à vista.
 
Quem não está preocupado com essa eventualidade é Fernando Mendes, o carismático rosto (e corpo…) de O Preço Certo, que ainda não tinha conhecimento deste rumor. “Estou a saber em primeira mão por si. Não leio nada, nem sequer as entrevistas que dou, portanto, estou a saber agora por si. Se isso é verdade, fico um bocado triste, mas quem manda é que sabe. Tenho mais um ano de contrato, não estou assim muito preocupado. No entanto, acabar com um programa com uma audiência daquelas?! Eu, se estivesse à frente de uma estação de televisão, nunca o deixaria acabar”, afirmou.
 
Questionado sobre a hipótese de poder deixar de apresentar O Preço Certo, Fernando Mendes não esconde que já foi sondado por outros canais. “Como deve calcular, também há outros canais interessados na minha pessoa. Claro que tenho um carinho muito grande pela RTP, sempre trabalhei na estação pública, o meu pai também, portanto, é um canal que me está no coração. Mas se tiver de mudar, tudo bem… A vida é mesmo assim. Todavia, continuo a achar muito estranha essa notícia. Não percebo nada de audiências, mas acho que elas são importantes para qualquer canal; quanto mais audiência um canal tiver, mais publicidade tem e esta é que ajuda a pagar a estação. Mas isso é um assunto que não me diz respeito… Fico a aguardar calmamente o desfecho.”
 
Enquanto não surgirem eventuais mudanças com a tomada de posse da nova administração da RTP, Fernando Mendes continua a apresentar um dos programas mais vistos da televisão portuguesa e a correr o País com a sua peça Caixa Forte, onde contracena com Carla Andrino, Cristina Areia e Frederico Amaral, colecionando salas repletas por onde passa, como aconteceu com as sessões em Estarreja, na Maia ou em Leiria, onde foi, inclusive, obrigado a acrescentar mais uma sessão. Em abril e maio, vai ocupar os fins de semana durante um mês e meio no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Com a frontalidade que lhe é característica, atira: “Isto quer dizer que as pessoas, ao verem o programa, também me querem ver no teatro. Eu estar no ar é sinal de que as pessoas gostam de mim e, neste momento, está a acontecer uma coisa que não era habitual: esgotarmos as casas com muito tempo de antecedência, que era uma coisa que não me acontecia há muitos anos.”
 
Sendo um dos atores mais acarinhados pelo público de todas as faixas etárias, Fernando Mendes leva verdadeiros banhos de multidão onde quer que se desloque. “Sinto mesmo esse carinho das pessoas, não só no teatro, mas também a andar nas ruas. Nas cidades onde vou, o carinho que as pessoas têm por mim é extraordinário. E, às vezes, é mesmo comovente! Há senhoras de idade que chegam a dizer: ‘Já posso morrer descansada porque já lhe dei um beijinho’ ou ‘acaba o seu programa, como a minha sopinha e vou dormir, porque é o que eu quero ver, quero ver o gordo, quero ver o gordo’… E isso acontece-me centenas de vezes, o que me deixa muito orgulhoso, é sinal de que o trabalho que estou a fazer é positivo.” E se os rumores sobre o final de O Preço Certo se concretizarem? “Não faz mal, cá estamos para a luta!”, responde Fernando Mendes.  
 
Texto: Luís Peniche; Foto: Impala 
 

Siga a Revista VIP no Instagram