Saúde e Beleza

Pela sua saúde
8 coisas que não pode ter em casa

São objetos básicos e são prejudiciais para a sua saúde

Existem certos objetos que devemos mudar com alguma frequência, não só porque estão velhos, mas também por serem um grande íman de bactérias e micróbios prejudiciais para a sua saúde. Sem nos apercebermos estes pequenos oito objetos (que pode ver na galeria) prejudicam o nosso bem estar.

 

As caixas de plástico velhas que utiliza muitas vezes para guardar restos de comida, levar o almoço para o trabalho e que utiliza no micro-ondas acabam por perder os seus componentes iniciais e podem deixar de ser tão seguras quanto parecem. Certos especialistas recomendam ainda que não as utilize para aquecer alimentos mas que opte por caixas semelhantes, mas de vidro.

 

Os purificadores do ar são também um dos objetos mais básicos que temos em casa mas estes contêm um químico que faz com que o perfume dure mais tempo, no entanto, se for inalado por muito tempo e em grandes quantidades pode ser prejudicial para a sua saúde. Em vez da utilização destes produtos, opte por eliminar a origem do mau odor ou abrir as janelas do espaço em questão com mais frequência.

 

Também o sabão antibacteriano não é assim tão eficaz quanto dizem. Segundo o organismo que regula os medicamentos e produtos alimentares nos Estados Unidos, este produto não é mais eficaz que os restantes. De acordo com os especialistas, este sabão contem uma substância química que contribui para criar uma resistência a antibióticos.

 

Gosta de correr ao ar livre? Então fique a saber que as sapatilhas de corrida que utiliza para correr deve ser substituídas entre os 500 e os 650km, isto é, se corre cerca de 50km por semana deve trocar de sapatilhas de três em três meses. A razão? As sapatilhas perdem a sua capacidade de amortecimento e tornam-se menos eficazes a absorver o impacto da aterragem de cada passo. Existe uma maior força nos músculos, ossos e tendões o que pode originar lesões mais facilmente.

 

Esta dica já é antiga, mas se é daquelas pessoas que escova os dentes pelo menos duas vezes por dia, convém trocar a escova de dentes de três em três meses, uma vez que as cerdas se desgastam e tornam a limpeza dos dentes menos eficiente, originando as chamadas cáries.

 

Faz comida em grandes quantidades e sobram muitos restos? Então fique a saber que não a deve guardar por muito tempo dentro do frigorífico. Se cozinhar alimentos perecíveis saiba que apenas pode congelá-los num prazo máximo de três dias, caso contrário deve deitá-los imediatamente para o lixo. Existe uma bactéria chamada listeria que se desenvolve muito rapidamente a temperaturas de refrigeração e que pode originar doenças como a meningite, abortos ou até mesmo a morte.

 

Se gosta de utilizar maquilhagem então saiba que deve trocar a maquilhagem líquida, como a base ou o rímel, a cada dois ou três meses. Estes tipos de maquilhagem originam milhões de germes e em cada utilização acaba por transportá-los de um lado para o outro. Ao batom também se aplica a mesma regra, no entanto, este pode ser trocado de seis em seis meses.

 

A esponja de cozinha é também um utensílio que deve ser mudado com alguma frequência. O facto da esponja ficar húmida após a sua utilização é uma porta de entrada perfeita para os germes invadirem a sua casa. Utilize uma escova para retirar os restos de comida e troque os utensílios com que lava a loiça com alguma frequência.

 

Estes são alguns dos cuidados que deve ter em sua casa se quiser manter os germes bem longe de si e da sua família.

 

Fotos: DR e Shutterstock