Pedro Barroso
Reage à polémica dos refugiados

Nacional

Ator esclarece a frase que gerou a onda da indignação

Qua, 09/09/2015 - 15:00

Depois da sua opinião sobre o drama dos refugiados sírios ter gerado uma onda de indignação, Pedro Barroso escreveu um texto no Facebook a explicar melhor o seu ponto de vista.  

“E aqueles que são nossos?”, foi a pergunta que valeu grandes críticas ao ator. Agora, Pedro Barroso veio esclarecer que nunca disse para não se ajudar os migrantes sírios: “Apesar de ser figura pública, não posso deixar de exprimir a minha opinião e de lamentar que todos nós (e por mim falo) não nos mobilizamos, com a mesma força e a mesma rapidez, para tentar ajudar as centenas de portugueses que, todos os dias, dormem nas ruas. Ajudar a encontrar trabalho, ajudar a dar roupas, ajudar a alimentar. Isto não querendo dizer, de forma nenhuma, que não devemos ajudar os refugiados sírios, muito pelo contrário”, escreveu. 

Leia aqui o texto de Pedro Barroso na íntegra: 

“VAMOS ENTÃO FALAR DAS COISAS COMO ELAS SÃO ….
Em resposta a alguns meios de comunicação social, sobre um texto que partilhei, não podia deixar de comentar. Ao longo da minha vida, sempre fui uma pessoa que se pautou pelas mais diversas ações de solidariedade social, tendo elas sido públicas ou não. Apenas quis abrir o debate, no sentido de não nos esquecermos de uma luta que é diária e de todos, que é o apoio aos “nossos” portugueses, que não sendo refugiados, acabam por estar nas mesmas situações de carências.
E apesar de ser figura pública, não posso deixar de exprimir a minha opinião e de lamentar que todos nós (e por mim falo) não nos mobilizamos com a mesma força e a mesma rapidez, para tentar ajudar as centenas de portugueses que, todos os dias, dormem nas ruas. Ajudar a encontrar trabalho, ajudar a dar roupas, ajudar a alimentar.
Isto não querendo dizer, de forma nenhuma, que não devemos ajudar os refugiados sírios, muito pelo contrário. Apenas quis partilhar um outro ponto de vista que, no meu entender, é bastante pertinente. 
Ser figura pública e ter um Facebook, ou seja um espaço de partilha pessoal e profissional, pode ser um pau de dois bicos …para mim e na minha ótica e forma de comunicar não passa apenas por embelezar ludibriar ou comunicar de forma a conquistar gostos ou público …
Espaço este gerido por mim a tempo inteiro e não por nenhuma empresa que manipule ou articule os meus raciocínios ou forma de comunicar… ou mesmo facilite o meu dia-a-dia e me torne mais leve ao expôr aqui os meus pensamentos partilhas e dia-a-dia…
Vejo de repente que a notícia que partilhei sobre os nossos sem abrigo
Estas dimensões com títulos polémicos e alguns negativos quando na verdade na minha partilha apenas foi enunciada E OS NOSSOS???
Vamos então voltar atrás no tempo e vamos realmente entender a notícia e LER PORTUGUÊS ….
O mesmo português de todos nós E OS NOSSOS ??? Não requer qualquer entender negativo em relação a ajuda que desejo que seja dada aos que mais precisam …e os nossos é só e somente só isso e os nossos …aqueles que mais precisam e descuramos no dia-a-dia e que tão próximo estão ….
Tenho o livre arbítrio de me expressar e sei fazê-lo graças a Deus, fui formado e deram me bases nas quais estão assentes o amor respeito e carinho ao próximo …
Não me chateia algumas injúrias ou notícias menos positivas a meu respeito …
Mas esta requer uma atenção da minha parte …na verdade a minha página vem crescendo com o intuito de me conhecerem, é igualmente aqui partilho e partilhei algumas ações nas quais me envolvo …muitas delas sem comunicação social presente, pois não o faço para MOSTRAR para o carimbo do bom rapaz….
Mas enuncio então que entre elas estão ajuda com associações de animais com crianças, noites que passei a ajudar na chamada sopa dos pobres, as roupas não uso e acabo por ir dar e deixar no Cais Sodré, entre outras …não quero uma bandeira, uma medalha, uma elevação da minha pessoa, faço porque quero e posso é assim me sinto cheio e melhor comigo ….Já errei, Já fui melhor….
Não sou nem mais nem menos que vocês ….
Não me julguem de ânimo leve….
No meu trabalho para preparar um personagem eu gosto de fazer pesquisa de campo …trabalho de fundo de modo a entender melhor o personagem e poder dar-lhe vida e poder …
Antes de me julgarem ou levarem a praça pública deveriam talvez percorrer um pouco no meu perfil ou página pois ela é a minha janela de escrita e partilha logo a minha voz … E entenderiam as minhas palavras apenas de alerta para tanta coisa que se passa a nossa volta e descuramos …podemos e devemos ser melhores …faço a minha parte em consciência comigo
Eu faço a minha parte… E tu ??? Fazes a tua ???
Por detrás do teclado ou nas redes sociais é fácil …
Vamos então ajudar OS NOSSOS e os que mais precisam da NOSSA AJUDA”.

Fotos: Impala 

Siga a Revista VIP no Instagram