Londres
Olimpíadas mudam paisagem londrina

Famosos

Qui, 24/05/2012 - 23:00

O Palácio de Buckingham, o Palácio de Westminster, o Big Ben, o London Eye e a Tower Bridge deixarão de ser as principais atrações turísticas de Londres entre 27 de julho e 2 de agosto. A razão? É simples! Nessa altura decorrem ali os Jogos Olímpicos 2012 e todas as atenções estão concentradas nas provas que remontam aos tempos da Grécia antiga. A capital britânica é este ano palco de todas as atenções, quer por receber esta competição, que se realiza há cerca de 2800 anos, quer por estarem a decorrer as comemorações do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II alusivas aos 60 anos de reinado da soberana inglesa, que terminam precisamente dois dias antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Milhares de atletas provenientes dos cinco continentes do Mundo irão mostrar o que valem nas 36 modalidades em competição e os recintos onde irão decorrer as provas já podem ser apreciados e, sobretudo, admirados pela sua construção moderna, arrojada e futurista, que contrasta com a arquitetura tão característica de Londres. O imponente Estádio Olímpico, com capacidade para cerca de 80 mil espectadores, foi inaugurado a 5 de maio. É ali que vão decorrer as provas de atletismo, num investimento de cerca de 620 milhões de euros.

Mas há outras construções igualmente imponentes ao longo dos cerca de 245 hectares que constituem o Parque Olímpico: o Aquatics Centre, que custou 350 milhões de euros e tem capacidade para 17 500 espectadores. O teto de estilo futurista inspirado nas ondas é a imagem de marca. Esta construção é da responsabilidade da arquiteta iraquiana Zaha Hadid; a Basketball Arena; e o Velodrome são outras das magníficas construções.

O Parque Olímpico dispõe ainda de espaços verdes, zonas de lazer, shoppings, restaurantes e casino. Só falta mesmo a sua abertura para que todos possam usufruir e viver as emoções do desporto.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram