Vip
“O meu marido é a minha cobaia e incentivo”

Famosos

Fascinada com a culinária, RITA RODRIGUES aprendeu as iguarias do chef ANTÓNIO ALEXANDRE
Quando aos 18 anos saiu de casa dos pais, em Aveiro, para estudar Jornalismo em Coimbra, Rita Rodrigues não só alterou os seus hábitos de vida, como se viu obrigada a começar a cozinhar.

Sex, 11/02/2011 - 0:00

 Quando aos 18 anos saiu de casa dos pais, em Aveiro, para estudar Jornalismo em Coimbra, Rita Rodrigues não só alterou os seus hábitos de vida, como se viu obrigada a começar a cozinhar.“Eu e as minhas amigas tínhamos um hábito muito engraçado, que era dar a provar as iguarias típicas da nossa zona. Acontece que em Aveiro comemos ensopado de enguias; então, quando eu tinha de cozinhar alguma coisa, fazia aquilo que achava que toda a gente gostava: esparguete à bolonhesa“, começa por contar.

Mais tarde, quando já exercia a profissão pela qual ficou conhecida, a jornalista do TVI24 descobriu que, afinal, sente um grande fascínio pela cozinha. “Nessa altura, já vivia sozinha. No trabalho tinha um colega que criou um blog de culinária, onde colocava receitas e fotografias dos pratos que fazia. Então, comecei a basear-me nas receitas dele e aquilo até resultava bem. Achava interessante fazer e dar a provar ao meu marido, que na altura era meu namorado. Confesso que ele sempre foi a minha cobaia e o meu incentivo. Foi ele quem mais estimulou o meu gosto pela culinária“, diz, entre risos.

Quando a VIP convidou a jornalista para aprender um pouco mais sobre a arte de cozinhar, com o chef António Alexandre, do Hotel Marriott, em Lisboa, Rita não se fez rogada e só impôs uma condição: vestir um fato de verdadeira chef, “com avental e tudo“.

E porque o Dia dos Namorados se aproxima, a pivô aprendeu a confeccionar uma sobremesa romântica em forma de coração e cujo ingrediente principal é o chocolate. Finalizou com apontamentos de framboesas. Mesmo assim, Rita confessa que o seu forte são os pratos principais. “No que diz respeito a sobremesas, a única coisa que faço são queques. A minha especialidade são muffins de citrinos. Depois, adoro cozinhar tudo em geral. Continuo a gostar de ir a restaurantes, para depois, em casa, me aventurar a cozinhar novas receitas e mais elaboradas, já que, quando não estou a trabalhar, sou dona de casa, daquelas que cozinham todos os dias. Quando não tenho tempo, recorro à minha sogra, que é uma grande ajuda”, confessa.

Texto: Micaela Neves; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Nucha ; Maquilhagem e cabelos: Tita Costa com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram

Vip