Suzana
“O meu filho é o meu maior crítico”

Famosos

Na companhia de Rodrigo, a cantora Suzana fala do seu novo trabalho

Qui, 15/08/2013 - 23:00

É cantora por “culpa” dos pais que aos seis anos lhe compraram um órgão e a inscreveram numa escola de música. Suzana tornou- se mais mediática graças à girls band Tentações da qual fez parte ao lado de Sónia Brazão. Terminada a banda que fez furor, a cantora continuou a sua carreira a solo, mas teve a oportunidade de fazer coros para Tony Carreira, a quem tece os maiores elogios. Ao lado do filho Rodrigo, a cantora fala à VIP do seu novo trabalho discográfico e da sua vertente familiar.

VIP – O seu trabalho mais recente é o álbum Voar. O que representa este projeto para si?
Suzana – O Voar é o meu nono disco. Representa tudo para mim, toda a minha entrega. Neste disco “voei” para novos ritmos e sonoridades e um novo produtor, Paulo Martins. Foi um disco que demorou mais ou menos um ano e meio a ser preparado, mas estou muito orgulhosa.

Como tem sido o feedback?
O lançamento deste disco correu bem, o feedback tem sido muito positivo. Estou muito feliz. Tem sentido a crise? Sim, tenho sentido a crise. Como em todos os ramos, a música também é afetada pela crise. Mas melhores dias virão para todos nós…

Verão é sinónimo de praia e descanso ou de música e trabalho?
Verão é sinónimo de tudo isso neste momento. É possível conciliar a música com a praia e o calor do verão. Infelizmente, a crise “obriga-nos” a ter mais tempo disponível. Está prestes a comemorar mais um aniversário.

Como encara a idade?
É óbvio que com o tempo muita coisa muda na nossa mente e no nosso corpo. Ainda me considero uma pessoa jovem e com muito para dar na música…

Recuando à infância. Sempre soube que era no mundo da música que queria trabalhar?
A música esteve sempre presente na minha vida. Os meus pais foram os principais culpados. Desde muito cedo perceberam que eu gostava de música, ofereceram- me um órgão eletrónico aos seis anos e colocaram-me numa escola de música, desde aí nunca mais parei…

A sua carreira começou no momento em que entrou para a girls band Tentações?
Quando integrei a girls band Tentações eu já cantava, mas sem dúvida que me ajudou e ensinou a crescer fantástica e que me lançou mais a nível profissional. O que ditou o fim do grupo? Dois elementos quiseram desistir. Na altura fiquei muito triste, porque foi uma experiência fantástica.

Depois integrou o grupo de cantoras de apoio de Tony Carreira. Gostou?
Quando as Tentações terminaram o Tony Carreira convidou-me para fazer coros em alguns dos seus concertos. Adorei. Obrigada Tony.

Fizeram vários duetos juntos…
Foi um privilégio único trabalhar com esse grande senhor da música nacional. Temos uma relação de amizade muito bonita.

A sua carreira é também marcada por sucessos além-fronteiras. Sente que tem maior empatia com o público nacional ou internacional?
O público português, aqui ou no estrangeiro, é muito hospitaleiro. Sempre me receberam muito bem.

Mantém uma relação com António Gomes desde os 23 anos. Isso teve algum impacto na sua carreira?
Iniciei e minha relação, que mantenho até hoje, aos 23 anos. Foi e será sempre um pilar na minha vida, pois sou uma pessoa que prezo muito a minha família.

Quem são os homens da sua vida?
Tenho alguns homens muito importantes na minha vida. O meu filhote, o meu marido, o meu pai, o meu mano e o meu sobrinho, o meu anjinho da guarda que partiu…

 Como é que o seu filho Rodrigo tem acompanhado o seu percurso?

O meu filho é a minha inspiração. É o meu maior crítico. Diz-me sempre o que gosta mais e menos no meu trabalho.

Ele costuma assistir aos concertos da mãe?
Ele adora assistir aos meus espetáculos e sempre que é possível vai. Mas eu sou muito “mãe-galinha”. Estou sempre muito preocupada com ele. Sou uma chata (risos).

Como disse, a sua ligação à música começou em criança. E o Rodrigo, também canta?
O Rodrigo adora música, mas não de cantar. Ele gosta mesmo é de bateria.

A opinião do seu filho é importante na tomada de decisões?
Eu gosto sempre de ouvir todas as opiniões e é obvio que a opinião do meu filho é muito importante.

Texto: Laura Santos e Mariana de Almeida; Fotos: Liliana Silva; Produção: Elisabete Guerreiro; Maquilhagem e cabelos: Ana Coelho com produtos Maybelline

Siga a Revista VIP no Instagram