António Montez
O adeus ao ator

Famosos

O ator morreu aos 73 anos, vítima de falência renal. Em vésperas de Natal, muitos foram os lhe prestaram homenagem

Sex, 02/01/2015 - 0:00

Foi um natal triste para os familiares e amigos de António Montez, o intérprete de Zé Balhão de Vila Faia, a primeira novela portuguesa a ser exibida em televisão, em 1982. O ator morreu, aos 73 anos, na segunda-feira, dia 22, na sequência de uma falência renal. Segundo o amigo e também ator Heitor Lourenço, em declarações prestadas à agência Lusa, António Montez encontrava-se doente e internado, tendo falecido numa unidade hospitalar em Lisboa. 
 
Apesar da quadra natalícia afastar muitas pessoas da capital, foram vários os amigos que não quiseram deixar de estar presentes na última homenagem ao ator, que enveredou por esta carreira aos 23 anos, no Teatro Experimental do Porto, onde, na época, trabalhava o encenador Carlos Avilez. 
 
O corpo de António Montez esteve em câmara ardente no Centro Funerário Santa Joana Princesa, na terça-feira (23), e de lá saiu na véspera de Natal, em cortejo fúnebre para o cemitério dos Olivais, em Lisboa, onde viria a ser cremado.
 
Recorde-se que o ator, natural do Cartaxo, era casado com Ermelinda Duarte e pai de Helena Montez, ambas também atrizes. António Montez deixa para a posteridade uma extensa carreira como ator, que inclui também várias peças de teatro e a participação em algumas películas de cinema. Além de ter integrado de forma regular os elencos de séries e telenovelas, António Montez foi também encenador. 
 
Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Marco Fonseca e Paula Alveno

Siga a Revista VIP no Instagram