Açores
Nove ilhas fascinantes

Famosos

As nove ilhas que compõem o arquipélago oferecem uma variedade de paisagens onde predomina a natureza viva

Qui, 08/08/2013 - 23:00

Os Açores são ideais para quem prefere destinos com natureza viva. Paisagens verdes, fenómenos vulcânicos, lagoas azuis, mar, montanha e muito mais, são a majestosa oferta de nove ilhas com outros tantos encantos, agrupadas em três grupos: São Miguel e S anta Maria, a leste; o grupo central formado pelas ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial; e Flores e Corvo, a oeste.

As ilhas dos Açores apresentam características diferentes, mas têm todas algo comum: além de muito bonitas e banhadas pelo mar, têm lagoas alojadas em crateras de vulcões, que já não estão em atividade, e muitas flores. Azáleas, rosas e hortênsias – as mais típicas, também chamada de novelos –, encontraram no arquipélago o meio ideal para o seu desenvolvimento e enfeitam as casas, os campos e as estradas. Visitar os Açores é entrar num mundo onde a presença humana é limitada e onde a fauna e a flora conservam os seus traços milenares.

O arquipélago é um verdadeiro jardim botânico com inúmeras espécies de plantas. Na terra ou no mar dispõe de um ecossistema riquíssimo com aves de índoles diferentes e centenas de espécies de moluscos e peixes, que fazem das águas azuis cristalinas um gigante aquário natural para a observação marinha, que deixa fascinados os mais céticos turistas.

As atrações não ficam por aqui. Os Açores são um museu vivo de maravilhas vulcânicas. As caldeiras com lagoas, as grutas formadas pelas erupções e as fumarolas são dos principais atrativos turísticos. Nestes locais, conhecidos por Furnas, pode usufruir-se da gastronomia tradicional.

Abacaxi e salsicha assada com inhame debaixo da terra quente arrebatam todos que por lá passam. Cada ilha tem os seus encantos gastronómicos e especificidades próprias.

Os queijos refinados, a pesca fresca, os chás e o ananás doce são algumas das tentadoras e saborosas ofertas. Para quem procura umas férias tranquilas no meio de paisagens extraordinárias, os Açores são um destino discreto, com uma atmosfera única e romântica e com um ritmo deliciosamente lento da vida, ideal para fugir às rotinas do dia-a-dia.

Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram