Filhos Do Rock
Novas versões de ícones da música portuguesa

Famosos

Pedro Caeiro interpreta
Rui Pregal da Cunha
e Cláudio Teixeira dá vida
a António Variações

Sex, 27/12/2013 - 0:00

A nova série de sábado à noite da RTP, Os Filhos do Rock, revisita os anos 80 e alguns dos grandes ícones do rock português. Pedro Caeiro e Cláudio Teixeira interpretam duas personagens de peso na série. O primeiro faz de Rui Pregal da Cunha, vocalista da banda Heróis do Mar, enquanto o segundo dá vida ao saudoso António Variações, que morreu a 14 de junho de 1984.

“Sou fã dos Heróis do Mar, já era e agora, que andei a revisitar tudo outra vez, ainda fiquei mais, porque eles eram fantásticos mesmo. Fazer parte de ícones desta dimensão e tentar atuar como eles atuavam, e cantar ao vivo foi mesmo muito bom”, diz o ator à VIP, que cantou para a série o tema Paixão sem recorrer a playback.

Questionado se gostaria de desafiar o verdadeiro Rui Pregal da Cunha para cantar consigo, o ator respondeu que sim. “Parece-me bastante improvável, mas seria ótimo. Gostava. Claro que sim”, declara, com um sorriso nos lábios. Cláudio Teixeira é quem dá vida a António Variações, um dos grandes ícones da pop portuguesa, que marcou fortemente os anos 80.

O ator conta à VIP como surgiu a oportunidade de fazer este papel. “Foi muito engraçado, porque fui acompanhar uma amiga minha, a atriz Cecília Henriques, que ia fazer o casting para uma das personagens. Eu estava na rua à espera, a pôr moedas no parquímetro, a malta da produção viu-me e perguntou-me se eu ia fazer o casting. Eu disse que não. Então, eles disseram: ‘Então vem fazer porque podemos ter um papel para ti’. Foi assim que eu vim cá parar, a partir de um parquímetro”, recorda, com sentido de humor.

As semelhanças físicas entre Cláudio Teixeira e António Variações são bastante evidentes, a começar pela barba. “Demorou um ano a crescer, desde janeiro. Fazia parte do projeto da minha banda”, diz o ator, que é o vocalista do grupo El Comandante e General, que só vai ser oficialmente apresentada em janeiro do próximo ano.

Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Zito Colaço e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram