Sara Sampaio
“No final do dia sou a Sara de sempre”

Famosos

O “anjo” de Victoria´s Secret não se deslumbra com o sucesso

Sex, 14/12/2012 - 0:00

 Aos 21 anos, Sara Sampaio é uma das mulheres do momento. Recen-temente eleita a melhor modelo nacional, há um ano que é um “anjo” da Victoria´s Secret e a Imprensa internacional não ficou indiferente ao seu talento. Lá fora diz-se que tem tudo para roubar protagonismo a modelos como Alessandra Ambrósio. Apesar das constantes viagens de trabalho, Sara Sampaio arranjou tempo para falar com a VIP, revelando não estar preocupada por não ter namorado. A modelo internacional diz ainda que quando tira a maquilhagem e despe as roupas caras, é “a Sara de sempre”.

VIP – Nos Fashion Awards Portugal 2012 venceu a categoria de Melhor Modelo Feminino. O que significa essa distinção para quem só tem 21 anos?
Sara Sampaio – É sempre um orgulho ver o nosso trabalho reconhecido.

Imaginava o percurso que construiu ao longo dos tempos?
Não. Nunca imaginei.

Dos trabalhos que tem feito ao longo da carreira, existe algum que a marque por uma razão especial?
Cada trabalho é diferente à sua maneira! Alguns são especiais por causa das pessoas com quem trabalhas, outros por causa dos sítios a que viajas.

O que significa para si fazer parte da família Victoria´s Secret, aquilo que acaba por ser o sonho de todas as manequins do Mundo?
É um sonho, não podia estar mais feliz. Faz quase um ano que estou a trabalhar quase todas as semanas com eles e é mesmo uma família, tratam-me muito bem.

A sua profissão obriga-a a lidar com a exposição corporal. Como é que reage quando, por exemplo, vê uma fotografia sua em lingerie?
Faz parte do meu trabalho. O mais importante na vida é estar confortável com aquilo que somos. Aprendi com o tempo a não dar tanta importância aos pequenos “defeitos” que possas achar que tenhas e aceitar-te como és. Só assim podes ter confiança para estar à vontade a tirar fotos em lingerie.

É fácil, no mundo da moda internacional, não deixar que a fama suba à cabeça?
Depende como és educado e daquilo que pretendes quando entras no mundo da moda. Se fores para modelo só para ser famoso, então a fama vai-te subir à cabeça e nunca chegarás longe. Eu faço aquilo que faço por paixão, adoro o meu trabalho e não deixo que os meus trabalhos definam quem sou. No final do dia, quando tiro a maquilhagem e as roupas caras, sou a Sara de sempre.

Como lida com o mediatismo provocado pela profissão?
É complicado, às vezes. Principalmente, quando lês barbaridades acerca de ti que vêm de pessoas sem cultura e que nem sequer te conhecem. Eu costumava levar certas coisas muito a peito e, por vezes, ainda o faço, mas agora, aos pouco, já deixo de ler certos comentários ou notícias, porque só te deitam abaixo e ninguém precisa dessas coisas na vida. Tens sempre a opção de não ler e cada vez mais escolho essa opção. Sinceramente, tenho sido mais feliz desde então.

Apesar das constantes viagens e trabalhos, ainda tem tempo para uma vida igual à dos jovens da sua idade?
Sim. Ainda vou sair à noite, vou ao cinema, vou jantar com amigos e fazer coisas normais da minha idade. É óbvio que, por exemplo, nestes últimos dois meses, em que ando a viajar a cada três dias, se torna mais complicado ver os meus amigos.

E para namorar?
Ultimamente, não. Nem sequer me preocupa. As coisas acontecem quando têm que acontecer.

Tem receio de que os homens se aproximem de si pela fama e não pelo que é?
Não, porque sei avaliar bem o carácter das pessoas. Sei perfeitamente quando alguém só quer ser meu amigo porque sou manequim, ou quando realmente querem conhecer a verdadeira Sara.

Quais os seus maiores sonhos, no que à carreira diz respeito?
São muitos para enumerar.

Se não fosse manequim internacional, o que estaria a fazer nesta altura?
Sinceramente, não sei. Acredito que cada pessoa tem um plano destinado para si e este é o meu. E pensar em possibilidades de: “ Ah e se….” nunca levou ninguém a lado nenhum.

Do que tem mais saudades quando está longe de Portugal?
Da minha família, da companhia deles e da comidinha (risos).

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Frederico Martins, para a APICCAPS

Siga a Revista VIP no Instagram