Vip
“Não tenho tabus. Um actor não pode ter qualquer preconceito”, diz LILIANA SANTOS

Famosos

Ser actriz não era um sonho, mas o seu percurso acabou por garantir-lhe um contrato de exclusividade com a TVI por três anos
Se há dez anos lhe dissessem que o seu futuro passaria pelo mundo da representação, Liliana Santos dificilmente iria acreditar. A formar-se para ser socióloga, idealizava o seu futuro profissional nessa área.

Qui, 21/07/2011 - 23:00

Se há dez anos lhe dissessem que o seu futuro passaria pelo mundo da representação, Liliana Santos dificilmente iria acreditar. A formar-se para ser socióloga, idealizava o seu futuro profissional nessa área. Contudo, a vida acabou por lhe trocar as voltas e hoje a actriz não abdica da representação por nenhum outro trabalho. Depois de uma breve participação em Morangos com Açúcar, que lhe acendeu as luzes da ribalta, e de ter chamado a atenção na grande tela com uma cena escaldante protagonizada com Sandra Cóias, Liliana nunca mais parou no mundo da representação. Aos 30 anos já experimentou teatro, cinema e televisão. Recentemente, assinou um contrato de exclusividade com a produtora Plural, que lhe garante que nos próximos três anos não vai largar a família da TVI. Um enorme orgulho para esta jovem actriz.

VIP – Assinou um contrato de exclusividade com a Plural. É um marco na sua carreira?
Liliana Santos – Sinto-me muito lisonjeada, pois acaba por ser um reconhecimento pelo meu trabalho. O que realmente quero é continuar a fazer aquilo que de facto gosto. Por isso, estou muito contente com esta proposta.

Que balanço faz da sua profissão?
Agora tenho a certeza de que não me imagino a fazer outra coisa. Quero continuar a ser actriz e é neste campo que vou investir. Tenho a sorte de já ter experimentado cinema, teatro e televisão. O cinema foi uma experiência óptima, a construção do personagem é completamente diferente e foi uma grande aprendizagem.

Mas esta não era uma profissão que ambicionava.
De facto não é um sonho de criança. Estudei Sociologia e no último ano do curso tive oportunidade de fazer o casting para os Morangos com Açúcar. Na altura encarei aquela participação como algo pontual. Quando as gravações terminaram dei como encerrado aquele capítulo, mas um mês depois surgiu outra proposta e nunca mais parei.

Sente-se segura como actriz?
Tenho feito alguns workshops, para complementar a experiência constante da televisão, que é um ritmo muito acelerado e que acaba por dar alguma segurança.

Quer dizer que colocou de parte a Sociologia?
Não está completamente posta de parte, já que na representação acabamos por criar estereótipos nas personagens que representamos, que possuem determinadas características, de determinados grupos sociais. O trabalho sociológico é contínuo e não tenho feito nada nesse campo. Eventualmente mais tarde, um dia, talvez… Agora não penso nisso.

Durante a sua experiência no cinema, beijou a actriz Sandra Cóias. Foi um papel marcante?
A priori, não temos de ter consciência daquilo que temos de fazer, seja uma cena simples ou complicada. O que for é sempre na perspectiva de trabalho e de representação. Não estava ali como pessoa, estava a representar. Não tenho tabus. Um actor não pode ter tabus, nem qualquer tipo de preconceito ou pensamentos em relação ao seu trabalho.

Mantém essa postura na sua vida pessoal?
Não, sou mais reservada.

Está apaixonada?
Se tenho namorado? Não falo sobre isso. Sou apaixonada pela vida e pela alegria de viver. Tenho a sorte de ter uma família maravilhosa e um trabalho maravilhoso. Não me posso queixar de nada.

Agora que está a fazer uma pausa entre gravações, o que tem feito para ocupar os dias?
Tenho aproveitado para passear por Portugal. Tenho uma parceria com a Turiscar e tenho viajado nos carros deles. Temos um país muito bonito e que eu gosto muito de aproveitar quando tenho oportunidade.

Quando vai regressar ao ecrã?
Acabei de gravar um filme para a TVI, uma comédia romântica. Brevemente vou gravar outro, mas, por enquanto, ainda não posso adiantar muitos pormenores.

Texto: Micaela Neves; Fotos: Rui Costa; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem: Ana Coelho, com produtos Maybelline e L´Oréal Professionnel; Agradecimentos: Casa da Dizima (Paço de Arcos); Bubbles Company; Carmen Steffens; Tara Jarmon; Veste Couture

Siga a Revista VIP no Instagram

Vip