Yana
“Não sinto a falta do meu pai”

Famosos

Foi a primeira concorrente expulsa da “Casa dos Segredos 4”

Qui, 17/10/2013 - 23:00

Yana Protasova não pretende ganhar fama com a sua participação na Casa dos Segredos. A jovem ucraniana, de 22 anos, espera que a sua participação no reality show sirva para conseguir arranjar um emprego ligado à arte de desenhar.

VIP – Quais os motivos que a levaram a inscrever-se no concurso?
Yana Protasova – Acabei a licenciatura em Desenho de Moda e estava à procura de emprego. Queria mostrar-me. Queria que soubessem que tenho jeito para desenhar e que estou disponível para trabalhar. Queria ter mais oportunidades. Foi esse o principal motivo.

Consegue entrar na Casa e é a primeira a sair. É uma sensação agridoce?
Não! É normal. Já sabia que ia sair. Entrar já foi bom. Fiquei lá uma semana e serviu para o objetivo de me mostrar. Tive a oportunidade de dar uma aula de desenho dentro da casa e esse era um dos meus objetivos.

Se voltasse atrás mudava algo?
Não teria sido tão tímida. Falei muito menos do que aquilo que falo diariamente. Quando vi as imagens vi-me tímida e conservadora e não sou nada assim.

O que motivou isso?
As câmaras, que nos seguem para todo o lado. E também porque estavam muitas pessoas na Casa. Isso fez com que não me sentisse à vontade.

Esteve pouco tempo no programa. Ficou com vontade de conhecer melhor alguém?
O Rúben, que é espetacular. Também gosto muito da Juliana, uma das pessoas com quem falei mais. E o Lourenço, por causa do seu segredo. Por mim, ganhavam todos.

Já é a quarta edição deste concurso. Acha que as pessoas são falsas por saberem aquilo que os telespectadores querem ver?
Sim. Criam uma personagem. Como falava pouco, observava muito. E isso permitiu-me perceber que as pessoas tentam agradar a todos em vez de serem eles próprios.

Ficou surpreendida com o segredo do Lourenço, que mudou de sexo este ano?
Fiquei chocada. Lá dentro não dá para ver nada. É um homem autêntico (risos). Acho que ninguém vai descobrir o segredo dele. Só com pistas é que podem chegar lá.

Em relação ao seu segredo. Foi uma forma de se libertar de um fantasma?
Não. O meu segredo era que já tinha posado para a Playboy. Disseram que já existiam segredos parecidos. Como contei a minha vida, fiquei com o segredo de não conhecer o meu pai. Nunca conheci o meu pai.

Ter crescido sem pai muda a forma como perspetiva a criação de uma família?
Não sinto a falta do meu e não me faz qualquer diferença nem mudou a minha vida em nada. Nem sequer me prejudicou. Para já não quero casar e ter filhos. Quero ter uma vida estável. Daqui a alguns anos penso nisso.

O seu futuro passa por Portugal ou pelo regresso à Ucrânia?
Regressar não. Fico em Portugal ou vou para outro país. Regressar não quero. Estive lá duas semanas de férias e esse tempo foi suficiente para perceber que não quero voltar para lá.

Tem receio de que as pessoas se aproximem de si pela fama proveniente do concurso?
Não. Tenho alguns amigos que serão sempre meus amigos. Os outros serão sempre conhecidos. Até porque isto não é fama. O meu objetivo não era ficar conhecida, mas mostrar-me de forma a arranjar um emprego.

Qual o melhor emprego que lhe podiam oferecer?
Gostava de fazer ilustração de moda. Mas tudo o que esteja relacionado com desenho é bom para mim. Adorava.

Como reagiu quando saiu da Casa e viu expostas as suas fotos nua?
Não tem qualquer problema. Gosto de fotografia e aquelas estavam espetaculares. Não me incomoda nada. Vejo as fotos como arte.

Aceitava um novo convite?
Aceitava posar novamente nua. Desde que seja algo bem feito que não seja ordinário. É uma recordação. Os anos passam e aquilo que ficam são as fotografias.

Vai regressar ao Alentejo ou pretende ficar em Lisboa?
Preferia ficar em Lisboa porque existem maiores oportunidade de emprego na área que quero. Só Lisboa e Porto é que têm uma maior expressão naquilo que procuro. Gosto muito do Alentejo, mas é complicado.

Quais os objetivos que pretende alcançar num futuro próximo?
Os meus objetivos passam por ter um emprego e viajar.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Luís Baltazar; Produção: Nucha; Maquilhagem e cabelos: Ana Coelho com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram