Luciana Abreu
“Não quero sofrer por antecipação”

Famosos

Depois de um ano muito duro, a atriz regressa aos palcos, mas adoece e suporta dores terríveis

Sex, 23/11/2012 - 0:00

 Ao longo dos últimos meses, a vida de Luciana Abreu tem sido dividida entre o Porto, onde passa a maior parte do seu tempo a preparar Aladino, o Musical no Gelo, e Lisboa, local onde decorrem as gravações da telenovela Louco Amor.

É num hotel do Porto que vive agora a atriz, de 27 anos, que tem estado sempre acompanhada da mãe, Ludovina, e das filhas, Lyonce, de dois anos, e Lyanni, que festeja oito meses de vida no dia 20 deste mês, fruto do casamento com o futebolista Yannick Djaló.

A VIP acompanhou os preparativos finais da estreia da peça – no dia 15 para as crianças e no dia seguinte para convidados VIP – e as últimas horas foram marcadas por um grave percalço que pregou um valente susto a Luciana Abreu. No dia 12, a atriz, que interpreta a princesa Jasmine, teve que ir de urgência para o hospital com uma crise renal. “Tenho pedras nos rins. São dores insuportáveis”, revela à VIP, em visível sofrimento. “Estou medicada para não ter dores e disseram-me que posso ter outra crise que me leve para o hospital. Mas não vou sofrer por antecipação. Se e quando acontecer, lá vou eu”, acrescenta, bem-disposta, apesar do evidente cansaço.

O médico aconselhou repouso para evitar uma nova deslocação das pedras, o que causa dores terríveis. Porém, a altura é a pior para repousar. Depois de um ano de luta e de dificuldades, em que conseguiu reequilibrar-se emocionalmente de uma dura separação do pai das suas filhas e voltar a pisar os palcos – cumprindo assim o seu sonho de criança –, Luciana volta ao Porto da sua infância para ser protagonista de um espetáculo musical infantil. Ou seja, concretiza os seus mais profundos desejos. Por isso, saiu do hospital poucas horas após ter entrado e algumas horas depois já estava no palco do Rivoli Teatro Municipal (onde a peça vai estar em cena até ao dia 16 de dezembro) para os últimos ensaios com o resto da equipa.

“Só não me aguentando em pé é que falto a um espetáculo. Não podia falhar à equipa”, justifica. “Estas pessoas apostaram muito em mim e tenho que retribuir da melhor forma possível. Como tal, estou presente para trabalhar, até porque sou paga para trabalhar. Fizeram questão que eu descansasse, mas senti que devia estar lá. Somos uma equipa e o espetáculo é centrado em mim. Tinha que lá estar”, reforça.

Empenhada em fazer um grande espetáculo, Luciana Abreu esquece as dores e as poucas horas de sono que têm marcado os seus últimos dias. “Sinto-me feliz. É gratificante, sobretudo pelo trabalho que temos tido. O elenco tem dormido pouco e temos dado tudo por tudo nos ensaios”, refere na entrevista exclusiva à VIP, após as duas primeiras atuações, feitas para escolas, antes da estreia oficial.
Assim que terminou a segunda atuação, Luciana Abreu deslocou-se imediatamente para o hotel Holyday Inn, em Gaia, onde era esperada pela mãe e pelas duas filhas, momento que a VIP testemunhou. Foi lá que a atriz e cantora falou do orgulho pelo rumo da carreira. “Com as cortinas ainda fechadas, ouvi o riso das crianças. O sono e o cansaço que tinha desapareceram. Foi maravilhoso fazer a estreia para as crianças. Sinto-me feliz por estar de volta à minha profissão. Sinto que está cada vez mais sólida e a evoluir”, conta, sorridente.

Apesar dos 27 anos e de uma longa carreira na televisão, este trabalho é o primeiro que dá à atriz a possibilidade de trabalhar no Porto, cidade onde nasceu. Apesar do reencontro com alguns familiares, Luciana Abreu diz que o mais especial em regressar a uma terra que lhe diz muito é, afinal, poder contar com a companhia das pessoas mais importantes da sua vida. “Muito sinceramente, ter trazido as minhas filhas e a minha mãe comigo foi o melhor. Estão comigo no hotel. Isso é o mais especial. Podia estar aqui sem elas, mas proporcionou-se tudo para que viessem”, diz, justificando a importância da presença das três. “É um sossego e uma paz. Nos últimos dias tenho chegado por volta das duas, três horas da manhã, quando elas já dormem. Num dia tive a possibilidade de sair do teatro antes do jantar e quando cheguei ao hotel, estavam à minha espera no hall. Foi maravilhoso. Ganhei o dia”, refere. Mais do que apoiar a filha, Ludovina Abreu fez questão de assistir à estreia VIP da peça na companhia de Lyonce, enquanto a neta mais nova ficou no hotel com Luísa, irmã de Luciana Abreu.

A atriz aproveitou ainda a conversa com a VIP para esclarecer as notícias que têm sido publicadas sobre si, sobre o ainda marido, Yannick Djaló, de quem se separou em junho e, sobretudo, sobre a suposta má relação entre ambos. “90% do que tem sido escrito é mentira. Nunca estive de costas voltadas com o Yannick nem ele comigo, muito pelo contrário. Sempre falámos, somos amicíssimos, ele é o pai das minhas filhas. Portanto, temos uma vida perfeitamente normal. É o que tenho a dizer”, esclarece, recusando, no entanto, referir se estes elogios significam uma aproximação ao jogador, de 26 anos, atualmente ao serviço do Toulouse, de França.

A VIP sabe, no entanto, que a atriz e o jogador estão a negociar um acordo de divórcio para evitarem que o processo litigioso prossiga no Tribunal de Cascais.

Outro assunto sobre o qual Luciana Abreu recusa alongar-se é o próximo Natal, o primeiro que as filhas comemoram com os pais separados. “É algo íntimo demais para ser tornado público”, desculpa-se. Garante, porém, que “o amor faz parte” da sua vida. “A minha prioridade são as minhas filhas, o meu maior amor do Mundo. Depois, a minha rica mãe, que amo ainda mais por perceber o que é ser mãe. Depois vem o trabalho”, conclui.

Foi com este espírito que, depois de uma sesta reparadora, e apesar de durante a tarde ter chorado de dores, Luciana Abreu subiu ao palco do Teatro Rivoli e encantou o público que, apesar da chuva, quis ver em primeira mão a atriz a interpretar a princesa Jasmine.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Carlos Tavares, Luís Miguel Silva e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram