Nívea Stealmann
“Não desisto do amor por nada”

Famosos

Aos 39 anos, a atriz lança o livro Dedo Podre, onde revela as desilusões amorosas que viveu

Qui, 18/04/2013 - 23:00

Afastada do pequeno ecrã desde a novela Morde & Assopra, que foi transmitida na SIC, Nívea Stealmann está dedicada ao teatro, ao cinema, ao filho Miguel, nove anos – fruto do anterior casamento com o também ator, Mário Frias – e lançou recentemente um livro onde relata as suas deceções amorosas. A VIP falou em exclusivo com a atriz que, aos 39 anos, continua a ser uma das mulheres brasileiras mais bonitas.

VIP – Lançou recentemente o livro Dedo Podre. Fala sobre relacionamentos falhados, certo? 
Nívea Stealmann – Isso. Na verdade é um guia divertido para as mulheres identificarem um homem que não vale a pena baseando-se nas minhas experiências. Eu considero Dedo Podre um desabafo com humor de dores inevitáveis que temos que passar com sabedoria.

Como lhe surgiu a ideia?
Eu sempre gostei muito de escrever, escrevo para me distrair, escrevo para desabafar. Em conversa com a Lua Veiga, minha amiga, resolvemos colocar as nossas experiências de “desamores” no papel, para servir de exemplo para outras mulheres não cometerem os mesmos erros. Não que nós estejamos habilitadas a servir de exemplo, mas acredito que compartilhar experiências talvez salve alguém de passar por tudo que o que já passámos.

Diz que o seu próprio dedo é podre para relações. Aos 39 anos que balanço faz das suas experiências amorosas?
Consegui fazer do limão uma limonada e só guardei o crescimento pessoal que tive com tudo de ruim que aconteceu comigo. Hoje já não repito mais os mesmos erros e tenho certeza que dificilmente escolherei errado daqui para a frente.

Apesar de as relações às vezes não darem certo, continua a acreditar no amor?
Claro que acredito! Não desisto do amor por nada! 

Conheceu o atual namorado, Marcus Rocha, ao levar o seu filho à escola. Foi destino?
Sim, parece não é (risos)? Estou muito feliz.

O que espera de um homem?
Lealdade, fidelidade e respeito.

Foi fácil conciliar o seu trabalho de atriz com o papel de mãe e ainda ter tempo para ser escritora?
Fácil não foi. Nada na minha vida foi fácil, tudo que conquistei – e ainda estou no processo de conquista – é com muito esforço e dedicação.

Escrever era um sonho?
Nunca sonhei ser escritora, mas desde a infância sempre gostei muito de ler e escrever.

Dedica o livro a alguém? Por exemplo, ao Miguel?
Dedico ao Miguel.

Como é que a Nívea define o seu filho?
Nossa… o Miguel é um príncipe, uma criança completamente fora de série. Além de um grande companheiro é muito compreensivo e maduro nas suas atitudes que acabam por me deixar sempre muito orgulhosa. Sou suspeita, mas também é o que eu sempre escuto das pessoas que o conhecem.

Ele pede-lhe um irmão? Quer voltar a ser mãe?
Ele na verdade já tem uma irmãzinha: a Laura, filha do Mário, por quem ele é completamente “apaixonado”. Cuida dela como se fosse um pai. É muito lindo ver o amor deles.

Assume-se como vingativa e leal. Já houve algum momento em que tivesse de pôr à prova estas duas características?
Acho que a vida me coloca à prova o tempo inteiro.

Para quando o regresso à televisão?
Bom… Este ano estou dedicada ao teatro e ao cinema. Estou em cartaz no Rio de Janeiro, com a peça Batalha de Arroz num Ringue para Dois, do Mauro Rasi, até julho, e depois daremos início a digressão nacional. Também estou a filmar o filme Esquadrão Sofia, onde eu sou a protagonista. Este ano não consigo fazer mais nada, mas provavelmente em 2014 serei escalada para uma novela da casa.

E uma visita a Lisboa, com uma das peças de teatro, talvez?
Quem sabe? Torço por isso!

Continua a ser considerada uma das atrizes brasileiras mais bonitas e está sempre a ser noticiado um eventual interessa da Playboy em fotografá-la. Sente-se uma mulher atraente, uma sex symbol?
Eu não me sinto uma sex symbol, porém, hoje, aos 39 anos, eu tenho consciência que o tempo foi muito generoso comigo. E agradeço todos os dias.

Gosta do que vê ao espelho?
Gosto muito!

Que cuidados especiais tem com a sua imagem?
Eu não me privo de comer nada que tenha vontade. Tento fazer uma dieta equilibrada onde prefiro as coisas ligths e diets. Como não fumo nem bebo acho que isso me ajuda muito (risos). Faço musculação três vezes por semana e pilates de vez em quando.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Marcos Duarte  

Siga a Revista VIP no Instagram