Paula Nabais
Mima o filho antes de regressar a Angola

Famosos

Paula Nabais, junto de Martim, conta como tem sido viver em Luanda

Qui, 05/09/2013 - 23:00

Não sabia que as saudades podiam ter esta dimensão.” Estas palavras refletem na perfeição o estado de alma de Paula Nabais, separada de João Nabais, que há um ano trocou Portugal por Angola em busca de uma nova realização profissional.

“O restaurante que eu tinha fechou e deixei o jornalismo em Portugal há muitos anos. Começar aqui de novo não fazia muito sentido e o mercado de trabalho também está como está. Não sou mulher de ficar em casa a viver de uma pensão de alimentos e decidi arriscar. Desse ponto de vista, estou contente com a minha decisão”, explica Paula, que partiu nessa aventura sozinha, deixando em Lisboa os dois filhos, Martim e Rafaela, de 13 e 20 anos, e a família que construiu ao lado de João Nabais, com quem teve uma relação de 14 anos.

“Sofro muito com a distância e as saudades. Não teria tido a coragem de ter dado este passo se soubesse que ia custar tanto, ainda bem que fui às escuras, mas foi o melhor para mim e para eles. Uma mãe amorfa, sem objetivos e sem nada para fazer no dia seguinte, não é um bom exemplo. Se há coisa que quero deixar aos meus filhos é o exemplo de coragem. Sempre fui muito corajosa, sobretudo, na procura da felicidade, porque acho que só passamos coisas aos outros quando estamos bem. Acho que esta experiência vai tornar- me ainda mais forte”, diz Paula Nabais, abrindo o coração à VIP, numa conversa intimista no Manta Beach.

A empresária, que agora trabalha como editora numa revista em Angola, está de férias na praia Verde, no Algarve, o seu destino de repouso de há vários anos. Quando chegou a Luanda, Paula começou a trabalhar como editora na revista Talentos, retomando a sua formação de base, o jornalismo. Porém, dois meses mais tarde, foi convidada para um novo projeto. “Serei editora de uma nova revista Estou com este projeto desde janeiro, mas Luanda tem outro tempo e outro ritmo”, conta, adiantando que a publicação deverá ver a luz do dia até ao final do ano. Mas outras mudanças se esperam para breve.

“A partir de outubro, terei a minha casa definitiva em Luanda”, diz, com orgulho, Paula Nabais, que espera poder receber a visita dos filhos. “Eles ainda não foram lá. Eu não tinha uma estrutura que me permitisse dizer: ‘Venham!’” Ana Nabais foi, para já, a única dos “filhos emprestados” que esteve em Luanda, por ter estagiado no jornal Sol enquanto fotojornalista. Levar o filho mais novo para Angola em definitivo está fora de questão.

“Para estudar em Luanda não, de todo, nem seria possível cortar a relação que o Martim tem com o pai. Era impensável. A educação em Luanda é um dos pontos que tem de evoluir. Eu quero estabilizar, para eu própria poder passar mais tempo em Portugal”, declara, explicando que a nova revista para a qual vai trabalhar será trimestral, o que lhe possibilita viagens mais frequentes a Lisboa e não estar tanto tempo afastada da família, como já aconteceu. “Estive cinco meses sem vir a Portugal e perdi aniversários, o Natal e o fim de ano.” Agora, só volta a África a 30 de setembro, para não perder o aniversário da filha Rafaela, que faz anos na véspera.

Paula acha que a distância é mais difícil para Rafaela do que para Martim. “A dado momento, ficou um bocadinho perdida na sua feminilidade, porque agora vive numa casa de homens.” E diz que o “Martim também já verbalizou coisas absolutamente cortantes”, como, por exemplo, quando alguém perguntou a Paula quando voltava a Luanda e o filho manifestou a sua tristeza: “‘Pronto, lá vai a minha mãe abandonar-me outra vez’ e eu disse-lhe: ‘Martim, não digas isso, a mãe nunca te vai abandonar.’”

Depois de separar-se de João Nabais, Paula Nabais voltou a encontrar o amor junto de Filipe Seara, relação que durou cerca de um ano. Neste momento, está sozinha. “A questão afetiva é, para mim, um bloqueio, eu não posso construir afetos estando tão presa cá, não quero que isso me aconteça. O Martim disse-me: ‘Mãe, não arranjes aí nenhum namorado, se não, ainda vens cá menos.’ Deus me livre, sentiria quase como uma traição aos meus filhos e estou muito concentrada neste projeto profissional.”

Paula Nabais mantém uma ótima relação com o pai dos filhos e só lhe tece elogios. “Sou-lhe tão grata e tenho tanta sorte dele ser o pai dos meus filhos. O João passou o último ano a viver para o seu trabalho e para o Martim, para o compensar da falta que é a minha ausência.”

Texto: HMC; Fotos: Tito Calado; Agradecimentos: Manta Beach

Siga a Revista VIP no Instagram