REFRESCO DE MORANGO E ABACAXI. 
Arranje 300g de morangos maduros e ½ abacaxi e coloque-os no liquidificador. Triture bem, acrescente e chá e sirva com gelo picado e folhas de hortelã. 

SALADA DE BACALHAU COM BROA.
Ingredientes: 300g de bacalhau demolhado, 200g de broa de milho, 1 cebola, 8 tomates-cereja, 2 dentes de alho, 1c. (de sopa) de coentros picados, 1 dl de azeite, 2 ovos cozidos, sal e pimenta q.b. 

Modo de Preparação: 1- Grelhe as postas de bacalhau de ambos os lados. De seguida, lasque-o para uma tigela. Grelhe igualmente a broa e corte-a em cubos. Junte-lhe o bacalhau e reserve. 2- Corte a cebola e o tomate em meias-luas finas e pique os dentes de alho. Envolva tudo com o bacalhau e a broa e tempere com os coentros, o azeite, sal e pimenta. Por fim decore com os ovos em gomos e sirva. 

PICA-PAU COM QUEIJO.
Ingredientes: 4 dentes de alho,1 dl de azeite, 400 g de carne de porco (lombinho), 4 salsichas fumadas, 1 dl de vinho branco, 300 g de couve roxa, 2 cenouras,1 queijo fresco,,2 c. (de sopa) de picles,sal, pimenta, agrião, azeite e vinagre q.b. 

Modo de Preparação: 1- Pique os dentes de alho e leve-os a alourar no azeite. Corte a carne em cubos e as salsichas às rodelas e junte-os ao azeite. Tempere com sal e pimenta. Depois de corar, regue com o vinho branco. Retire do lume e reserve. 2- Corte a couve em meias-luas bastante finas e coloque numa saladeira. Rale as cenouras e adicione-as à couve, juntamente com um pouco de agrião. Tempere com sal, azeite e vinagre. 3- Corte o queijo fresco e os picles em cubinhos. Transfira a carne para uma travessa e polvilhe-a com o queijo e os picles e sirva com a salada. 

QUICHE DE SALAME E COGUMELOS. 
Ingredientes: 200 g de massa folhada,1 cebola,100 g de alho francês,1 c. (de sopa) de manteiga, 100 g de mistura de cogumelos,5 ovos,2 dl de natas ,100 g de salame fatiado,sal q.b. 

Modo de Preparação: 1- Estenda a massa folhada sobre uma superfície de trabalho e forre uma tarteira com a mesma, ajustando bem a massa às paredes da tarteira. Reserve. Pique a cebola, corte o alho francês às rodelas e refogue-os na manteiga. Junte os cogumelos em pedaços, tempere com sal e deixe saltear um pouco. Retire do lume e reserve. 2- Bata os ovos com as natas e tempere com sal. Verta um pouco dentro da forma e coloque o preparado anterior por cima. Enrole depois as fatias de salame e disponha-as na tarteira. Leve a meio do forno a 190º C, durante 25 minutos. Retire, desenforme e sirva. 

FOLHADO DE MACA E AMEIXA. 
Ingredientes: 75 g de açúcar, 1 c. (de sopa) de farinha, 3 gemas, 2,5 dl de leite, 4 maçãs reineta, 1 limão (sumo), 280 g de massa folhada, 6 ameixas secas, 50 g de miolo de amêndoa laminado e torrado, 1 ovo, manteiga, farinha, açúcar em pó e canela q.b. 

Modo de Preparação: 1- Faça o creme: Misture o açúcar com a farinha, as gemas e o leite e mexa. Leve a lume brando, até engrossar e mexendo para não queimar. Retire, transfira para outro recipiente e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Descasque as maçãs, lamine-as finamente e regue-as com o sumo de limão. 2- Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada, até obter espessura fina. Barre-a com uma camada do creme e distribua por cima as fatias de maçã, as ameixas cortadas em pedaços e a amêndoa. Enrole cuidadosamente a massa, obtendo uma torta e coloque sobre o tabuleiro. Com o auxílio de uma faca, dê vários cortes na superfície do rolo folhado, marcando assim as fatias. Pincele com ovo batido e leve a meio do forno, durante 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco o folhado e sirva-o polvilhado com açúcar em pó e canela. 

top Culinária