Masterchef júnior
A polémica que envolve Gonçalo

Nacional

O concorrente de Esposende está a ser muito criticado por ter prejudicado o colega Francisco, que acabou expulso

Seg, 30/05/2016 - 18:00

Depois de na semana passada o País se ter rendido a Pedro Jorge, esta semana é outro concorrente que está a ser muito falado. Gonçalo, de 11 anos, está a ser muito criticado por ter prejudicado o colega Francisco, de oito anos, que acabou expulso do programa, a par de Gabriela. Tomás, de 12 anos, também está a alvo de comentários negativos porque também  ajudou Gonçalo a dar passos errados da receita a Francisco. 

Os jurados Manuel Luís Goucha e Miguel Rocha Vieira já se pronunciaram sobre o assunto, que está a incendiar as redes sociais. 

O apresentador da TVI lembrou que o Masterchef Júnior é uma competição:

“Se no primeiro programa o país se apaixonou pelo Pedro Jorge, hoje é o Gonçalo a levar com a ira de muitos espectadores, face à sua postura ao longo do episódio de ontem e em particular em relação a um outro concorrente, o Francisco, no decorrer da prova que acabaria por o retirar da competição. Todos os concorrentes são jovens e estes podem ser cruéis, uns para os outros, sabêmo-lo, já era assim no meu tempo de criança se bem que na altura não se baptizasse essa violência, física ou verbal, de “bulling”. Sem querer desculpar a atitude do Gonçalo, nem o poderia fazer por ser lastimável, devo recordar que MasterChef é uma competição, não deixa de o ser, nesta versão Junior, um jogo se preferirem, e o Gonçalo é um jogador muito inteligente e competitivo. Já mostrou, e continuará a fazê-lo nas próximas semanas, que gosta de cozinhar e que tem muitos conhecimentos culinários. Possivelmente será o concorrente mais bem preparado teoricamente, já que na prática as coisas “fiam mais fino”.Na ânsia de querer impressionar os jurados, com muitas propostas e nomes pomposos, quando menos é mais, perde-se comprometendo, quase sempre, o resultado final, não sabendo lidar com a pressão e menos ainda com a rejeição. Que a sua participação no MasterChef Junior sirva para que ele perceba que em equipa todos somos um e que nos desafios individuais a vitória é mais saborosa se conquistada com lisura e respeitando o adversário. O Gonçalo é um jovem com tudo ainda para aprender, os pais terão o papel mais importante na formatação do seu carácter, mas não duvidem que estamos perante alguém que, a perceber a essência da Vida (episódios como o de ontem podem ajudar), poderá vir a ter um futuro brilhante. Não me parece é que massacrar o concorrente da forma como está sendo nas redes sociais, seja o mais indicado. Não será isso também “bulling”?.
Aliás, convido-os desde já a verem o MasterChef do próximo domingo, onde a situação é comentada e amaciada pelos demais concorrentes. 
Qual de nós pode atirar uma pedrinha que seja, por nunca ter errado ou sido menos correcto?”, escreveu.

Já Miguel Rocha Viera alertou para os perigos do bullying nas redes sociais:

“Um país que tanto se preocupa com as questões de Bullying deveria começar a ponderar nas palavras de ataque que utiliza nas redes sociais sobretudo quando os principais lesados não têm como se defender, tratando-se, pois, de menores de idade. Apesar de tudo é um programa de televisão. Apesar de tudo é um jogo. Um abraço, Gonçalo!”

Fotos: DR e Impala 

Recorde:
–  O “mini” chef que está a conquistar Portugal

Siga a Revista VIP no Instagram