Maria Duarte
MARIA DUARTE e PEDRO REIS partilham forma solidária de estar na vida

Famosos

Casal gostaria de ajudar animais abandonados
O Turtle e a Pixel são as suas paixões. Mas Maria Duarte e Pedro Reis têm um sonho que querem tornar realidade: viver numa quinta onde passam recolher animais abandonados e dar-lhes uma velhice digna.

Qui, 26/11/2009 - 0:00

Têm um casal de gatos, o Turtle e a Pixel, mas muitos animais no coração! Maria Duarte, de 28 anos, e Pedro Reis, de 42, estão juntos há cerca de seis anos e, para além da paixão que têm pelo desporto e por viagens, partilham um profundo empenho na defesa dos direitos dos animais: Maria pertence ao Partido pelos Animais e Pedro apoia a Associação Animal, para além de estar sempre disponível para engrossar as fileiras das manifestações que defendem as causas dos animais. Um casal que partilha uma forma muito solidária de estar na vida.

VIP Pets – Já tinham animais de estimação antes de viverem juntos?

Pedro Reis – Sim, sempre tivemos animais de estimação.
Maria Duarte – Eu sempre tive cães, tinha muito espaço! O Pedro, tinha gatos!

Como é que os gatos entraram nas vossas vidas? Foram comprados, oferecidos ou recolhidos da rua?
PR – Os meus sempre foram “herdados” ou recolhidos.
MD – Fui adoptada pelos gatos do Pedro! Mas já tinha tido um gato abandonado, que dormia com o meu cão, um São Bernardo!

Que idade têm e como se chamam?

MD – Temos um casal: o Turtle (tigrado), com cerca de 12 anos, e a Pixel (preta), com oito.
Por que optaram por ter gatos como animais de estimação?
PR – É mais natural ter gatos em apartamentos na cidade. E também porque são super-independentes e vão à casa de banho sozinhos… por exemplo!!!

Conseguem definir a personalidade de cada um deles?

PR – Claro que sim! Cada gato é especial precisamente por isso… cada um tem hábitos e reacções diferentes! O Turtle é muito sociável e faz-nos imensa companhia quando estamos a ver televisão, a cozinhar… Ele está sempre presente, acompanha as actividades, mas, de preferência, sem estar agarrado. A Pixel passa mais tempo sozinha, consigo própria, mas quando estamos em casa ela gosta de deitar-se em cima de nós.

Que cuidados é que eles requerem?

PR – Não requerem grandes cuidados. Basicamente, a casa é deles e nós providenciamos para que tudo esteja como eles precisam: comida, limpeza, conforto e muitos mimos!
Quem cuida deles diariamente?
PR – Dividimos tarefas. É a Maria quem, normalmente, lhes dá comida, enquanto eu trato da limpeza da “casinha”.

Como gerem a logística que eles requerem quando precisam de se ausentar? 

MD – Temos uma pessoa que faz o nosso catsitting e que vem cá a casa duas vezes por semana, para tomar conta deles, dar-lhes comida e fazer a limpeza.

Como vão os gatos reagir, quando tiverem filhos?

PR – Vão reagir bem, a avaliar pelo que acontece quando recebemos visitas que têm crianças. Dão-se lindamente com elas…. a não ser que lhes puxem o rabo ou corram atrás deles o tempo todo.

Se pudessem, que outros animais de estimação gostariam de ter?

PR – Se eu tivesse uma casa no campo, provavelmente teria também uns dois cães, grand dannois, de preferência!
MD – Eu adorava ter uma quinta onde pudesse ter muitos animais abandonados, para reabilitação, adopção ou para terem um fim de vida o mais feliz possível.

O que acham do abandono dos animais?

PR – Acho inconcebível! Infelizmente, vivemos numa sociedade de consumo em que os animais são tratados, por algumas pessoas, como objectos que se usam e  deitam-se fora. É importante alertar o mais possível para estas situações, bem como para outras de maus-tratos a animais, onde incluo as touradas e as lutas de cães.
MD – As pessoas que abandonam os animais deviam ser presas! As pessoas não têm consciência de que quando adoptam um animal ele deve tornar-se parte da família. Deviam existir leis que os protegessem! Por isso, sou apoiante do Partido pelos Animais!

Apoiam alguma organização de solidariedade para com os animais?

PR – Sim, a Animal. E já participei em várias manifestações contra as touradas, em recolhas de assinaturas para as causas de defesa dos animais, para além de já ter feito contribuições de vários géneros.
MD – Eu apoio o Partido pelos Animais (http://www.partidopelosanimais.com/). É é muito importante que existam regras e leis que protejam os animais e criar uma sociedade mais informada.

Texto: PSR; Fotos: Bruno Peres

Siga a Revista VIP no Instagram