Marcelo Rebelo De Sousa
O Natal do senhor Presidente

Nacional

O presidente da República diz como se organiza para comprar prendas aos netos

Ter, 20/12/2016 - 10:00

A convite da Novo Futuro, Marcelo Rebelo de Sousa participou na abertura da 13.ª edição do Rastrillo, uma feira solidária que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa. A seu lado esteve a infanta Pilar de Borbón, tia do rei de Espanha e madrinha do evento, a duquesa de Bragança e Maria Cavaco Silva, entre outros. Para o Presidente da República, estas causas “são fundamentais, porque sem estas instituições de solidariedade social, o País teria vivido uma crise muito pior do que aquela que já foi enorme nos últimos anos. Foi essa rede social, constituída por instituições e IPSS, Misericórdias, instituições ligadas à Igreja Católica, que acabou por permitir que muitas famílias conseguissem resistir àquele que foi o período de crise e, agora, que resistam ao período de saída da crise, que, como eu disse já varias vezes, é um período longo, complicado e desigual. Nem todos saem ao mesmo tempo da crise”.

Marcelo Rebelo de Sousa falou ainda da forma como se organiza para comprar as prendas de Natal: “Já comprei os presentes para os netos, mas é segredo. Não posso dizer. Eles sabem todos ler e leem tudo na Internet. Comprei dois presentes para os quatro netos mais velhos. Dois para dividir por quatro. Só falta agora para a mais novinha”, explicou e acrescentou que, este ano, “entre irmãos adotamos um regime mais ligeiro e tenho a impressão de que nem sequer vou ter mais nenhum presente para comprar”.

O presente que gostava de receber neste Natal só podia ser um livro, a sua grande paixão. “Aquilo que me poderiam dar que me proporcionaria mais prazer seria um livro. Até tenho a ideia exata do que quero. É do [Carlos Ruiz] Zafón, que já escreveu A Sombra do Vento e acaba de publicar o terceiro volume da trilogia, e que ainda não li. Acaba de sair traduzida em português. Era esse livro que eu queria como presente de Natal.”

Sobre a época festiva, o Presidente disse que a noite de 24 de dezembro, “em principio, deverá ser em casa do meu irmão mais novo. É rotativo”. O almoço do dia 25 de dezembro “ainda está indefinido. Tenho de combinar. Provavelmente, será em casa dos meus compadres, pais da minha nora portuguesa”, rematou.  

 

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Filipe Brito e Impala  

Siga a Revista VIP no Instagram