Marcelo Rebelo De Sousa
“É hora de refazer Portugal”

Nacional

O discurso depois de ser eleito Presidente da República à primeira volta

Dom, 24/01/2016 - 22:50

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República à primeira volta. No discurso de vitória, feito na Faculdade de Direito de Lisboa, fez questão de reafirmar que pretende servir todos os portuguêses por igual, ao mesmo tempo que apelou à “unidade nacional”.  

“Fiz questão de me dirigir ao País esta noite a partir da Faculdade de Direito de Lisboa, casa de liberdade, de pluralismo, de abertura de espírito. Não foi uma opção política, foi uma escolha de natureza efetiva. […] quero partilhar com todos a alegria desta eleição. Nesta noite desejo saudar o povo português. É o povo quem mais ordena e foi o povo que me quis dar a honra de me eleger Presidente da República de Portugal. Agradeço a todos os que confiaram em mim. […]
Saúdo também com o mesmo espírito todos os que não tendo votado em mim participaram nesta eleição. Todos merecem o meu respeito. Todos fazem parte da Pátria que somos […] Não há portugueses vencedores e vencidos. Não há vencidos nestas eleições presidenciais. […] serei a partir de agora o presidente de todos os portugueses e portuguesas porque a Constituição o consagra e a minha consciência o dita. […] não abdicarei das minhas próprias convicções. [..] ser um presidente livre e isento cujo único compromisso que assume é de servir todos os portugueses por igual […] é tempo de fomentar a unidade nacional […] quanto mais coesos formos mais fortes seremos […] Acredito que os próximos cinco anos não serão um tempo perdido. Acredito que serão de recuperação e futuro. É por isso que aqui estou, porque acredito em Portugal, nos portugueses e portuguesas […]. É hora de refazer Portugal”.

No discurso, que terminou com o hino a fazer-se ouvir na sala, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que é necessário “agir com prudência para evitar riscos e crescer com sustentabilidade e sem comprometer a consolidação financeira pela qual muitos portugueses se sacrificaram”.  

 

Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram