João Mota
A luta para subir na vida e concretizar os seus sonhos

Famosos

Ator e apresentador apoia financeiramente os pais, é um excelente aluno
do curso de Gestão de Empresas e sonha ter um futuro com Mariana Monteiro

Sex, 01/02/2013 - 0:00

 Tornou-se conhecido do grande público ao participar no reality show Casa dos Segredos 2, da TVI, que venceu, mas hoje, João Mota não é apenas um ex-concorrente de um programa de grande audiência. O algarvio, de 22 anos, que cresceu no seio de uma família humilde em Albufeira – a mãe, Paula Malagueta, trabalhou durante vários anos num hotel e o pai, Urbino Mota, é cozinheiro –, é atualmente um jovem de sucesso, requisitado para os mais diversos trabalhos, e namora com uma estrela de novelas, a atriz Mariana Monteiro, cujas origens são bem diferentes. A atriz, natural do Porto, é proveniente de uma família com recursos privilegiados. O namoro, que começou há cerca de um ano, tem a aprovação da família Mota.

A relação parece sólida, mas João Mota continua a lutar pelo amor de Mariana. O Natal foi passado em separado, a atriz com os pais e João Mota com a irmã no Porto, ficando assim mais perto da namorada.

Mariana também está empenhada na relação e abdica do conforto do seu apartamento, num condomínio de luxo em Linda-a-Velha, para passar as noites na casa do namorado no Lumiar, em Lisboa. Houve quem questionasse os sentimentos de João por Mariana, como foi o caso de Fanny, em conversa com a VIP, ainda antes de entrar novamente no reality show da TVI: “Acredito que ele pode gostar dela, mas uma coisa não invalida a outra. Já que ele tem o corrimão, vai subindo as escadas.” Indiferente às polémicas, João Mota mantém a relação com Mariana Monteiro, mostra-se atencioso para com a namorada e tem em consideração as opiniões dela. Respeitou o pedido da atriz, que não queria que ele voltasse a entrar na Casa dos Segredos, e tem lutado para subir na vida, alcançar os seus sonhos e conquistar a confiança de todos os que duvidam do amor que sente por Mariana.

Apesar do sucesso, João Mota não esquece a família, que esteve sempre do seu lado e que também o ajudou como podia. Antes de ser famoso, o algarvio dedicava-se por inteiro aos estudos e contava com o auxílio dos pais para pagar o curso de Gestão de Empresas, na Universidade Lusófona, em Lisboa, assim como o arrendamento de um quarto na capital. Quando venceu a Casa dos Segredos, João Mota ganhou também um prémio monetário de 54.900 euros (50 mil euros de prémio mais 4.900 que amealhou ao longo do programa) e fez questão de ajudar os pais: adquiriu por 15.000 euros o trespasse do restaurante A Travessa, em Albufeira, onde o pai trabalhou durante 12 anos como cozinheiro. Urbino Mota e Paula Malagueta puderam, assim, melhorar a sua vida, passando a trabalhar por conta própria. E João Mota, que depois de sair do reality show deixou durante algum tempo o curso de Gestão em standby devido às inúmeras solicitações, também não desiludiu os pais. Retomou os estudos e é o melhor aluno do curso, como a VIP confirmou junto de colegas da universidade. “Ele é um aluno aplicado e impecável. É o melhor da turma. É muito interventivo e tem um bom relacionamento com os colegas”, disse um estudante, que preferiu não se identificar.
João Mota está no terceiro ano do curso. A VIP pôde confirmar algumas das suas notas, que estavam afixadas em pauta: 17 valores em Princípios e Técnicas de Gestão do Risco e 13 valores em Análise e Pesquisa de Mercados. “Pode parecer que 13 não é uma boa nota, mas é! O professor é muito exigente. Em MIF (Mercados e Investimentos Financeiros), na última frequência ele teve 17”, salienta o mesmo estudante. Uma outra aluna de Gestão de Empresas confirma: “Sim, ele é ótimo aluno. É simpático, aplicado e ajuda os colegas”, disse a estudante à nossa revista, revelando que ficou “surpreendida em tê-lo como colega”. Na universidade falam bem de João Mota, que “não tem tiques de vedeta”. “Ele já acabou as frequências todas e passou a tudo com mérito e distinção. Quem anda por aqui agora é porque está a fazer exames ou exames de recurso. Ele só precisa de cá estar quando as aulas começarem de novo”, refere o primeiro estudante com quem a VIP falou. “Sei que ele gosta muito do Algarve e vai lá com frequência. Ele gosta muito dos pais e faz tudo por eles”, diz.

Dias antes, João Mota tinha estado em Albufeira a visitar a família. Na terça-feira, dia 22 de janeiro, esteve a treinar no Ginásio Equilíbrio Balaia Plaza, em Albufeira, confirmou fonte do espaço. A VIP esteve no restaurante A Travessa e encontrou os pais do ator a trabalhar com grande atenção para com os clientes, aos quais Urbino Mota fazia questão de perguntar se estava tudo do agrado. A irmã mais nova de João Mota também dá uma ajuda, assim como a avó. Se ao jantar o restaurante está composto, aos almoços notam-se mais os efeitos da crise. Apesar do mediatismo do filho, os pais continuam a levar uma vida simples.

João Mota nunca escondeu que gostava de ser ator. “Se for preciso pagar um curso de representação, também pago, quero é ser ator!”, chegou a dizer. O seu esforço acabou por ser recompensado quando recebeu um convite para integrar o elenco de Morangos com Açúcar, onde fez o papel de nadador-salvador. A irmã do ator, Patrícia Mota Rebordondo, confirmou à VIP que o irmão “sempre teve o desejo da representação, mas quando era pequenino era o karaté que o atraía”. Aos 16 anos venceu o primeiro título de campeão nacional na modalidade. Mais tarde enveredou por outra arte marcial, muay thai, tendo conquistado o título de vice-campeão nacional.
Questionada sobre se o irmão é uma pessoa ambiciosa, Patrícia revela: “É ambicioso no sentido em que ele luta pela vida dele. O João é uma pessoa muito trabalhadora e quando se mete numa coisa tem de conseguir, portanto, ele faz por isso. Ele é uma pessoa com objetivos e luta por eles. Mesmo em criança dava o seu melhor no karaté.”
Hélio Bernardino, agente de João Mota, disse à VIP que “desde que ele saiu da Casa dos Segredos tem feito formação e ter entrado para a Elite abriu-lhe outro tipo de portas, na moda, por exemplo, derrubando o preconceito que existe sobre os concorrentes de reality shows”. O diretor da Elite Lisbon recorda os trabalhos que fez para o estilista Miguel Vieira, as duas campanhas para a MDS – Mad Dragon Seeker e a a recente campanha de óculos para a Tiffosi. “Ele continua a fazer formação para ator, tem aulas particulares de representação, está na universidade, vai com regularidade ao ginásio…”, diz Hélio. “Tem sido muito bom trabalhar com ele. É boa pessoa, educado e profissional.” A irmã, Patrícia, diz o mesmo: “Ele sempre foi um miúdo com cabeça e é inteligente para não se deixar deslumbrar”, reforça.

Porém, são muitos os que criticam o jovem algarvio pela sua mudança de atitude. Hélio Bernardino diz à VIP que o seu agenciado “tem ambição, mas não é desmesurada e não é ambição pela fama, mas sim de ir atrás dos seus sonhos”. O ano de 2012 foi marcado por grandes realizações pessoais e profissionais e João Mota tem consciência disso: “Se alguém me dissesse, quando estava na Casa dos Segredos, há um ano, que um ano depois a minha vida seria esta, eu não acreditava. Dizem que o Mundo acaba hoje [n.r.: 21 de dezembro], mas para mim o Mundo está a começar. Vamos ver o que o futuro me reserva”, disse na Gala das Estrelas, da TVI.

Texto: CSC e HMC; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram