Letizia
LETIZIA não assimilou ainda protocolo real

Realeza

Quando príncipes estão a atravessar nova crise matrimonial, mulher de FELIPE volta a errar
No auge dos rumores sobre uma crise no casamento, Felipe e Letizia enfrentaram uma prova de fogo durante o prémio Príncipes das Astúrias, um dos eventos anuais mais importantes para Letizia, já que lhe permite ir a Oviedo, a sua terra natal. E, mais uma vez, Letizia foi motivo de críticas.

Qui, 27/10/2011 - 23:00

 No auge dos rumores sobre uma crise no casamento, Felipe e Letizia enfrentaram uma prova de fogo durante o prémio Príncipes das Astúrias, um dos eventos anuais mais importantes para Letizia, já que lhe permite ir a Oviedo, a sua terra natal. E, mais uma vez, Letizia foi motivo de críticas, já que conseguiu, depois de sete anos de casamento, voltar a quebrar o protocolo, mostrando que ainda não conseguiu assimilar as atitudes próprias de um elemento da família real. Ao cumprimentar um dos elementos das autoridades locais presentes, Letizia pousou a mão sobre as suas costas, algo pouco apropriado para a futura rainha de Espanha.

Depois das audiências no Hotel Reconquista, o casal voltou a aparecer à noite para presidir ao concerto que encerrou a semana da música da Fundação Príncipes das Astúrias. Letizia estava muito elegante, seguindo as tendências da moda, já que optou por um casaco com aplicação de lantejoulas, uma das grandes tendências da estação. Durante o concerto, o casal pareceu determinado em contradizer as notícias que dão como certa a “crise dos sete anos” no seu casamento.

É que Jaime Peñafiel, cronista especializado em assuntos reais, voltou a frisar de forma explícita, no programa Salvame, que o casal estará a atravessar uma crise. “Sete anos são suficientes para que tenha havido até mais do que uma crise; muitos estudos norte-americanos indicam isso”, disse o cronista espanhol ao apresentador do programa, Jorge Javier Vázquez, acrescentando que às vezes, mesmo que o casamento seja por amor, “a convivência é difícil”.

E Letizia parece ter preferido esquecer o protocolo mais uma vez, em prol de umas horas longe do palácio real, quiçá para se afastar da tensão dos últimos tempos. Pela primeira vez desde que se casou, em 2004, foi sozinha ao cinema, apenas acompanhada dos guarda-costas. Cerca das dez da noite, entrou num cinema onde passam os filmes em versão original, algo que costuma fazer sempre acompanhada do marido ou de amigos. A família real, que até então preferia ver filmes resguardada dos olhares públicos, teve de deixar que Felipe aceitasse este hábito que a ex-jornalista mantinha com os colegas.

Dias depois, a princesa voltou a sair sozinha do Palácio da Zarzuela, desta vez para almoçar com as amigas de sempre num restaurante da capital onde, por coincidência, se cruzou com o ex-marido da infanta Elena, Jaime de Marichalar. Duas situações num curto espaço de tempo que voltaram a deitar achas na fogueira.

Letizia não fez todos os possíveis para se integrar na família real. É normal, entrar numa família real não é fácil para quem não provém dos royals e a nossa família é difícil. As infantas não se portaram bem com ela e também têm o seu mau feitio”, disse o maior crítico da mulher de Felipe, admitindo que Letizia não tem muito jeito para questões diplomáticas.

O rumor de crise no matrimónio não é o primeiro, mas o casal tem conseguido desmentir de forma oficiosa, através da troca de carinhos em público, que as suas funções perturbem o casamento. Resta saber se a famosa “crise dos sete anos” é apenas passageira.

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Reuters e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram