Renato Seabra
Julgamento adiado para 14 de setembro

Famosos

Renato Seabra aguarda julgamento na prisão de Rikers Island, onde foi recentemente transferido de uma camarata para uma cela individual

Dom, 09/09/2012 - 23:00

O início do julgamento de Renato Seabra, acusado do homicídio de Carlos Castro, em Nova Iorque, foi adiado para 14 de setembro.

Segundo o seu advogado de defesa, David Touger, o adiamento deveu-se a "conflitos de agenda" entre as partes, que deveriam reunir-se esta segunda-feira, 10 de setembro.

Touger adiantou ainda que será o juiz Michael Obus, que teve recentemente em mãos o caso de Dominique Strauss-Khan, a conduzir o julgamento, em vez de Charles Solomon, que acompanhou o processo desde o início.

O julgamento deverá começar com uma audiência para determinar se vai ser tomada em consideração a confissão que o jovem manequim fez à Polícia logo depois do crime.
O passo seguinte é a escolha dos jurados. Terá de haver acordo entre o Ministério Público e a defesa, o que poderá demorar até uma semana.
Só depois disso começará o processo propriamente dito, que, nos Estados Unidos, costuma ser relativamente rápido, devendo demorar entre duas a três semanas.

Recorde­ se que Renato está acusado de homicídio simples pelo assassinato de Carlos Castro, de 65 anos, no dia 7 de janeiro de 2011, depois de agressões violentas e mutilação dos órgãos genitais do cronista social, enquanto passavam férias juntos em Nova Iorque.

O jovem arrisca uma pena de prisão que vai de 25 anos a perpétua, mas a defesa defende a inocência, alegando “doença ou distúrbio mental”.
Touger pretende basear­-se em vários relatórios psiquiátricos, nomeadamente do Hospital Saint Luke, onde Renato foi atendido na noite do homicídio, antes de ser detido pela Polícia nova- iorquina, para provar que “não tinha capacidade mental para saber que o que estava a fazer era errado” e, assim, conseguir mais facilmente a extradição para que o jovem cumpra parte da pena em Portugal.

Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram