Judite Sousa
“Escrever é a paixão que me resta”

Multimédia

A jornalista apresentou a sua mais recente obra, Segredos, na presença da família e dos amigos

Sáb, 24/10/2015 - 11:05

Visivelmente mais magra, mas cheia de garra, Judite Sousa apresentou Segredos, um livro sobre os bastidores da televisão, as negociações que foram feitas antes das eleições legislativas de 4 de outubro. A apresentação da obra teve lugar no Altis Belém Hotel, em Lisboa, e contou com a presença de várias personalidades dos vários quadrantes políticos. João Adelino Faria, da RTP, e Clara de Sousa, da SIC, apresentaram a obra.

 

Judite Sousa começou o seu discurso frisando que se tratou do “único debate pela primeira vez na história da democracia, o debate transmitido em direto e simultâneo pelas três estações de televisão”.

 

A jornalista da TVI fez questão de agradecer a quem a acompanha de perto: “À minha família que nunca me falta. Toda a gente sabe a minha história de vida, a minha história profissional, toda a gente sabe que os meus sonhos de menina e de adolescente passaram a realidade, aconteceu. Toda a gente sabe que investi sempre no meu trabalho, na minha carreira e nos últimos anos tenho investido muito na escrita. Escrevo sobre aquilo que sei.

 

Gostava de saber escrever ficção como o José Rodrigues dos Santos para poder vender milhões de livros, mas não tenho essa vocação ou então ainda não a descobri, mas escrevo sobre aquilo que sei que é o jornalismo e é a paixão que me resta”, disse emocionada e por fim revelou: “É neste desafio (escrever) que encontro energias para superar o dia-a-dia, para superar as adversidades. E encontro energias onde nunca julgo ser possível que elas possam existir.”

 

Por fim, citou Steve Jobs: “O trabalho vai encher uma boa parte da tua vida. A única forma de estar, de consegui-lo, é amar o que fazes“, e acrescentou: “Também entendo que a vida é demasiadamente curta para não a sabermos viver no tempo próprio, com as pessoas próprias. A vida é demasiadamente curta para a arruinarmos com passados e trivialidades.

 

Acredito, firmemente, que quando existe vontade, não existem obstáculos. Este dia marca o fim de um ciclo da minha vida quer a nível profissional, quer pessoal.”

 

Percorra a galeria e veja as fotos da apresentação.

 

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Nuno Moreira

Siga a Revista VIP no Instagram