João Lobo Antunes
Sucedem-se as homenagens ao neurocirurgião

Nacional

Pai de Paula Lobo Antunes recordado com carinho nas redes sociais

Sex, 28/10/2016 - 16:31

João Lobo Antunes morreu, esta quinta-feira, aos 72 anos, vítima de doença prolongada. O neurocirurgião era admirado por várias figuras públicas que não quiseram deixar de prestar a sua homenagem.

 

Júlio Isidro: “O PROGRAMA JUVENIL DA RTP Fevereiro de 2010, no Museu de Arte Popular.

 

Uma sala cheia num jantar onde assinalo a minha estreia na televisão 50 anos antes. Entre muitos amigos, lá estão a Lídia Franco e o João Lobo Antunes, os meus primeiros colegas apresentadores no Programa Juvenil da RTP. No final, falei, num desfile sentido de recordações dos tempos vividos numa experiência que para mim viria a dar em profissão. Teve graça e não foi saudosista, a minha intervenção. Mesmo em frente, o João sorria . Naqueles minutos, senti a responsabilidade das minhas palavras perante alguém com uma craveira intelectual como a dele. Entre tantos presentes, era perante o João que eu estava a fazer exame. No dia seguinte, iniciei a tarefa de agradecer aos meus convidados a presença.

 

Guardo a resposta do João : “Obrigado Júlio. Foi uma noite muito agradável e o teu speech foi fantástico. Um abraço do amigo devotado.” O professor Lobo Antunes acabara de assinar o certificado de garantia do meu discurso. Não convivi muito com ele porque o aluno de 20 valores do Liceu Camões e da Faculdade de Medicina iniciou uma caminhada de prestígio que tantas vozes já salientaram como algo de único e exemplar.. Outras terras, o seu mundo, a sua obra uma missão que cumpriu como ninguém. Eu, por cá, fui construindo a minha vida no ofício de comunicar entre microfones e holofotes. O balanço também foi e é positivo. Contudo, as vezes em que estivemos juntos foram sempre de gestos simpáticos e afectuosos. Daqui a uns dias vou fazer outro discurso para falar das minhas memórias e o João não vai lá estar para avalizar a qualidade do colega do Camões que teve sempre nos 20 valores apenas uma miragem. O Programa Juvenil da RTP dos anos 60 tem um apresentador a menos.

 

Está aqui ao meu lado, com a Maria Cabral e o Luís Laureano Santos, mas apenas numa foto a preto e branco que guarda uma profunda saudade. Desde ontem que a minha alma está a preto e preto e a cabeça cheia de “porquês” e “quandos”. O porquê não se explica e o quando….aguarda-se. Para o João Lobo Antunes a eternidade é um lugar que lhe pertence.

 

Rita Ferro Rodrigues: “Cá em casa também estamos no meio da multidão que chora a morte do Professor João Lobo Antunes. Operou o Rúben, há dois anos. Devolveu -lhe a qualidade de vida. Era um príncipe. Estamos muito tristes e abraçamos a família prometendo que cá em casa, a memória dele jamais se apagará.”

 

Hugo Madeira: “Perdemos um príncipe da medicina em Portugal. Um mais, daqueles que mudaram mentalidades de outros e mostraram que a crença e o tempo, têm a força suficiente para algo deixar de ser impossível. Na medicina, o nosso credo é tão importante como a nossa própria vida. Aprendi isso com ele, neste último livro que recomendo a leitura a todos os profissionais responsáveis pela saúde de outros e a todos os outros que queiram conhecer descobrir um homem fantástico, que eu tenho a certeza que será por muito lembrado.”

 

Fotos: Impala e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram