Fotos
Irmão e companheira recordam Miguel Portas

Famosos

Apesar dos ideais políticos opostos, Paulo Portas e Marisa Matias almoçaram juntos em clima de grande amizade

Sex, 23/11/2012 - 0:00

 A tarde de sol convidava a um almoço na esplanada, por isso o local escolhido pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e pela eurodeputada do Bloco de Esquerda foi um afamado restaurante do Cais do Sodré, agora transformado numa das zonas in da capital.

Apesar de se posicionarem em extremos opostos – no que toca a ideologias –, Paulo Portas, de 50 anos, e Marisa Matias, de 36, estão unidos por um elo que ultrapassa incompatibilidades políticas: Miguel Portas. Paulo, palas razões óbvias e naturais do sangue e a socióloga por ter sido companheira de luta do fundador do Bloco de Esquerda e apontada, à data da sua morte, como sendo sua companheira sentimental.

De semblante bem-disposto e sempre bastante conversadores, os dois amigos passaram – como bons portugueses que são – horas à mesa. Conversaram, riram e tiveram momentos mais sérios, como comprovam as imagens a que a VIP teve acesso, deste almoço “alancharado”. Sobre o menu, não conseguimos saber se se tratou de vichisoise, mas a conversa fluiu entre um cigarro e mais outro, neste dia de descanso para ambos.

Após o almoço, que terminou já perto das cinco da tarde, o casal dirigiu-se ao carro de serviço destinado ao ministro, uma vez que ambos se sentaram nas traseiras do mesmo.
Sete meses depois da morte

Miguel Portas morreu há praticamente sete meses, a dias de celebrar 54 anos. Dias depois das cerimónias fúnebres, Marisa Matias usou o Facebook para questionar a vida sem o eurodeputado. “Diz-me, sabes viver sem esperança? Claro que não. Se soubéssemos, como é que vivíamos? Olha para nós, tenta ver-nos de fora. Já imaginaste? Vivemos a lutar por coisas e, convenhamos, a maioria não sonha os mesmos sonhos que nós. E nós? Acreditamos que um dia talvez e continuamos (…) Ainda é tão cedo, fica mais um bocado, sim? Não é cedo, não é tarde. Foi o tempo que o tempo permitiu (…) O que sentes agora? Paz. Muita paz. E agora, Miguel? É simples: voa. Voem”, desabafou Marisa Matias.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram