Culinária

Gravatas
Feliz Dia do Pai!

Uma surpresa carinhosa para oferecer ao Melhor Pai do Mundo: Bolacha em forma de gravata para acompanhar a sua bebida favorita.

Sex, 17/03/2017 - 15:00

Gravatas

1,3 kg de bolachas
Tempo de preparação: 1 h 30 min
Grau de dificuldade: Fácil
Guardar a temperatura ambiente

Ingredientes: 
300 g de açúcar
300 g de manteiga
3 ovos
750 g de farinha com fermento
1,2 dl de leite
1 clara
200 g de açúcar em pó
farinha e corante alimentar q.b. 

Preparação:

1- Amasse bem o açúcar com a manteiga. De seguida, adicione os ovos, a farinha e o leite; amasse até que os ingredientes fiquem bem misturados. Ligue o forno a 190º C. 
2- Estenda a massa sobre uma superfície p até ficar com uma espessura fina. Corte a massa em formato de pequenas gravatas e coloque-as sobre um tapete de silicone. Leve-as ao forno, deixando cozer durante aproximadamente 15 minutos. Quando estiverem cozidas, retire-as do forno, deixe-as arrefecer um pouco e retire-as do tapete. 
3- Com as aparas da massa, faça umas pequenas peças em forma de “gancho” e leve-as ao forno a cozer. Prepare uma glace: misture bem a clara de ovo com o açúcar em pó. Separe a glace em pequenas porções e dê uma cor diferente a cada uma, adicionando umas gotas de corante alimentar.

4- Coloque as glaces dentro de cartuchos de papel vegetal, aplique-as para decorar as gravatas e deixe secar. Enquanto não se serve destas glaces, tenha o cuidado de tapá-las com um pano, para não secarem. Depois de secas, vire as bolachas ao contrário, cole os ganchos às gravatas , servindo-se de glace, e deixe secar completamente. Na hora de servir, coloque as gravatas no rebordo das canecas. 


DECORAÇÃO: 

1- Com glace branca, ou de outra cor a gosto, colocada dentro de um cartucho de papel vegetal, preencha a parte mais estreita da gravata

2- Contorne o restante corpo da gravata com um fio de glace.

3- Preencha o espaço dentro do contorno com glace da mesma cor.
4- Faça novamente o contorno em redor do corpo da gravata e deixe secar.
5- Depois da glace ter secado, vire as bolachas e cole o gancho na parte de trás, usando glace como cola; deixe secar. 

ALTERNATIVA: 
Se preferir, não cole o gancho às bolachas e ofereça-as dentro de uma bonita caixa.